Uma partida de futebol feminino terminou em confusão e agressões em um clube social na cidade de Guanambi. O fato ocorreu no último domingo (28) e gerou notas dos dois times envolvidos e também da Liga Desportiva Guanambi (LDG) e da Procuradoria da Mulher da Câmara de Veradores.
Oito equipes disputam uma competição no Recreio Tênis Clube, que cedeu seu campo para a realização da competição. A confusão aconteceu em uma partida entre as equipes Antônias e Galáticos.
De acordo com a nota publicada pela equipe Antônias, três atletas da agremiação teriam sido agredidas pelo técnico da equipe adversária com chutes, socos e cotoveladas. Eles pedem que ele seja banido da competição, pois as jogadoras não se sentiriam mais seguras com sua presença à beira do campo.
Já a equipe Galáticos afirmou que a confusão começou após uma atleta ser agredida por jogadoras do outro time. Além disso, foi afirmado que o técnico estava tentando separar a confusão e que acabou sendo agredido por uma atleta. A nota afirma ainda que ele só se defendeu das agressões e que não agrediu as três atletas conforme está sendo acusado.
O caso acabou na delegacia. Uma ocorrência foi registrada, mas a Polícia Civil não divulgou detalhes sobre o ocorrido.
A direção do Recreio Tênis Clube disse que lamenta o fato e espera que situações do tipo não se repitam dentro das dependências do clube e em qualquer lugar de prática esportiva, além de esperar que as responsabilidades sejam apuradas. A instituição frisou que permitiu a realização da competição entre não associados para incentivar a prática do futebol feminino em Guanambi.
A Liga Desportiva Guanambi (LDG) também lamentou o ocorrido por meio de nota publicada nas redes sociais. A entidade frisou que é inaceitável qualquer tipo de violência contra a mulher, principalmente no contexto esportivo e que a inserção de competições femininas ocorre para que as mulheres tenham a oportunidade de praticar e competir com todo respeito que elas merecem.
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guanambi também emitiu nota de repúdio pelo ocorrido, e colocou-se à disposição para colaborar para a resolução do acontecimento, classificado como lamentável.
Veja a nota da Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guanambi, vem a público manifestar total REPÚDIO, às agressões registradas em competição esportiva feminina na cidade de Guanambi, neste domingo.
O futebol é um esporte de inclusão e interação social, no qual o respeito, a tolerância e a educação são pilares. Portanto, é inaceitável qualquer tipo de violência contra a mulher nos espaços de socialização e convivência social.
A Procuradoria da Mulher de Guanambi coloca-se à disposição para colaborar, dentro do possível, para a resolução deste lamentável acontecimento, acionando os órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis, e para futuras ações no sentido de incentivarmos a atuação feminina nos esportes, com justiça e segurança para todos os envolvidos.
A Procuradoria da Mulher, também, reforça sua posição em defesa dos avanços alcançados por meio de políticas públicas de proteção para as mulheres e afirma que não poupará esforços para combater atitudes covardes, nem quaisquer outras ações de violência, sejam por palavras, ações ou crimes de ódio e torpeza que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.