Assinatura de contrato marca início da elaboração do projeto para implantação do Polo Têxtil de Vitória da Conquista

Assinatura de contrato marca início da elaboração do projeto do Polo Téxtil de Vitória da Conquista
Reprodução

A prefeita de Vitória da Conquista assinou, nesta quinta-feira (8), o contrato para o desenvolvimento da metodologia e elaboração do projeto de implantação do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia. A instituição responsável pelos estudos e criação do projeto é a Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faepe).

Nessa primeira etapa, a Faepe e a consultoria responsável pelos trabalhos vão verificar as vocações e potencialidades de cada município da região, apontando em quais locais as indústrias ligadas à cadeia produtiva têxtil podem ser instaladas. Para esta etapa são destinados R$ 1,4 milhão, sendo que R$ 905 mil são da Prefeitura e o restante de empresas da região.

Sheila Lemos destacou a importância de fortalecer os municípios da região e que o crescimento conjunto com as cidades do entorno de Vitória da Conquista tornará a região mais forte. Ela explicou que caberá às administrações municipais a atração de empresas para cada cidade. “A instalação das empresas não é uma ação pública, não são os governos que implantarão as indústrias, nós vamos atrair essas indústrias”, reforçou.

O prefeito de Macaúbas, Aloísio Miguel Rebonato, estava presente no ato de assinatura e compartilha da opinião de que o Polo pode ajudar a fortalecer a economia regional. Também participaram do momento, o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé, os vereadores Nildo Freitas, líder do Governo na Câmara, Adnilson Pereira, Hermínio Oliveira e Orlando Filho, secretários municipais, representantes do Senac, Sebrae e empresários.

O consultor e professor Kanji Kato, uma das principais referências da América do Sul na área têxtil, ressaltou que o projeto do Polo Têxtil já nasce com um diferencial. “Temos 50 anos de trabalho no setor têxtil em toda a América do Sul, e para esse projeto de Vitória da Conquista estamos vendo a participação de toda a sociedade: Executivo, Legislativo, empresários e parceiros futuros”, comemorou.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a previsão é que no primeiro momento após a implantação, o Polo Têxtil gere cerca de oito mil empregos diretos e indiretos. E o presidente da Faepe, Diego Eloy, completou: “A Faepe existe para cuidar da parte social e a melhor maneira é gerando trabalho, emprego, renda e conhecimento para a população”.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile