Vários focos de incêndio foram registrados em Vitória da Conquista neste fim de semana

Incêndios florestais vitória da conquista
Reprodução | PMVC

A brigada de incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória da conquista atuou em diferentes locais atingidos pelo fogo neste fim de semana.

De acordo com a pasta, os focos foram percebidos pela equipe de brigadistas durante rondas no perímetro urbano da. Entre os locais atingidos pelo fogo estão trechos da Lagoa das Bateias, Serra do Periperi e áreas localizadas nas proximidades do supermercado Assaí (Urbis VI) e saída para Itambé.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que queimadas desse tipo ocorrem devido à ação humana e aumentam com a baixa umidade do ar, o tempo quente e seco e com os ventos fortes que propagam os focos com maior facilidade e rapidez.

Ainda segundo a secretária, a Lei nº 2.671, publicada no último dia 29 de agosto, proíbe queimadas em áreas urbanas e suburbanas do município, inclusive como método para facilitar a capina ou a limpeza de terrenos, podendo o infrator sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.

Ana Cláudia ressaltou ainda os prejuízos causados pela ação do fogo, “pois além da destruição de áreas da vegetação atingida, temos a morte de animais e também a poluição do ar, onde a fumaça é levada pelo vento e chega até as residências, podendo prejudicar a saúde da população”, salientou.

Para comunicar focos de incêndio, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/09/11/meteorologia-preve-volta-do-calor-em-vitoria-da-conquista-ate-o-fim-da-semana/

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile