Temporal interrompeu 160 dias de estiagem em Guanambi

Temporal raios Guanambi
Foto: Agência Sertão

Choveu bem acima do previsto pelos institutos de meteorologia em Guanambi neste sábado (24). A chuva começou pouco antes das 15h e só foi parar no início da noite.

O temporal veio acompanhado de muitos raios, trovões e também de rajadas de vento de até 54 Km/h. Estas condições extremas chegaram a causar instabilidade na rede elétrica, com pequenos apagões em algumas regiões da cidade.

A meteorologia previa pancadas isoladas na região, com acumulados abaixo de 10 milímetros (mm). No entanto, os volumes registrados foram bem superiores, com quantitativos irregulares nas várias regiões da cidade e do município.

Acumulado de chuva foi de 67 mm em fazenda próxima à cidade de Guanambi – Cemaden

O pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado em uma fazenda às margens da BR-030, na saída para o município de Palmas de Monte Alto, registrou acumulado de chuva de 67 mm, entre às 15h e as 16h30.

Já o pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, registrou acumulado de 26 mm até o início da noite, quando a chuva cessou. Em toda a cidade, moradores fizeram registros da chuva e das enxurradas expressivas que se formara por ruas e avenidas.

A última vez que havia chovido em Guanambi foi no dia 16 de abril. Foram ao todo 160 dias de estiagem agrícola no município.

O tempo fechado impediu a operação de voos no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha. O avião da Azul Conecta que pousou vindo de Guanambi não seguiu viagem para Belo Horizonte. Já o avião da azul que vinha de Belo Horizonte se aproximou da cidade e chegou a voar em círculos na esperança de melhora nas condições climáticas, mas acabou voltando para a capital mineira.

Previsões

As previsões apontam que pode voltar a chover em Guanambi até a manhã deste domingo (25). Durante a semana, o tempo deve ficar firme e o calor tende a aumentar com o passar dos dias, com máximas voltando à casa dos 35ºC ou mais.

A meteorologia aponta ainda que o próximo domingo, 2 de outubro, dia de eleições gerais em todo o Brasil, deve ser sem chuva na cidade. A partir do início da próxima semana, podem ocorrer algumas episódios de chuva em forma de pancadas isoladas.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile