Semana deve ser sem chuva e com ventos constantes em Guanambi

Destaque Guanambi morro Monte Pascoal
Imagem Ilustrativa | Agência Sertão

As previsões dos institutos de meteorologia apontam que não deve voltar a chover em Guanambi nos próximos dias. Neste sábado (24), um temporal superou 60 milímetros (mm) em algumas localidades e interrompeu a sequência de 160 dias sem chuvas na cidade.

Para o decorrer da semana, além do tempo firme, a previsão é de vento forte e intenso a qualquer hora do dia, principalmente de madrugada, quando as rajadas certamente passarão de 50 km/h.

Por conta do vento e da queda da temperatura no fim da noite, as madrugadas dos primeiros dias da semana serão com sensação de frio. No fim da noite deste domingo (25), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, instalada no Aeroporto de Guanambi, registrou temperatura de 22,5ºC e ventos de 57 Km/h, deixando a sensação térmica na casa dos 14ºC.

A partir de terça-feira (27), a nebulosidade deve diminuir e o sol vai aparecer durante a maior parte do dia. Com o avançar dos dias, pode voltar a fazer calor intenso, característico da região. As temperaturas máximas podem ficar acima dos 35ºC entre sexta-feira (30) e segunda-feira (3).

Alguns modelos indicam que pode voltar a chover em meados da próxima semana, no entanto, esta previsão ainda não é unanime entre os institutos. Assim como no ano passado, as previsões atuais indicam que dezembro deverá ser novamente bastante chuvoso na região.

Primeiro temporal da primavera

No segundo dia de primavera, um temporal pôs fim a estiagem em Guanambi. Depois de rondar pela região desde a noite da quinta-feira (22), ela chegou acompanhada de muitos raios, trovões e rajadas de vento.

A chuva bem acima do previsto causou queda de árvores, e deixou a distribuição de energia instável. Os serviços de telefonia de algumas operadoras ficaram indisponíveis por algumas horas e só foram restabelecidos no meio da noite.

No pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, a precipitação foi de 26 mm. Já no pluviômetro do Cemaden, localizado em uma fazenda às margens da BR-030, na saída para Palmas de Monte Alto, o registro foi de 67 mm entre 14h30 e 17h.

Outra cidade da região monitorada pelo Cemaden, Igaporã registrou temporal de 46 mm.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile