Meio Ambiente

Moradores de Licínio de Almeida protestam contra impactos do transporte de minério

Publicado por
Compartilhado

Desde segunda-feira (26), moradores das comunidades do entorno de Licínio de Almeida, na região de Guanambi, estão protestando contra os impactos do transporte de minério pela BA-156, rodovia não pavimentada que liga a cidade ao distrito de Brejinho das Ametistas (Caetité). Eles interditaram a passagem de veículos e pedem a imediata pavimentação na rodovia.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT Bahia), o tráfego dos caminhões da Bahia Mineração (Bamin) levanta e espalha muita poeira de pó de minério, o que vem afetando a saúde da população no entorno das estradas, em especial com doenças alérgicas em crianças e idosos.

Além disso, ainda segundo o órgão, o pó impacta também a produção da agricultura familiar, poluindo não só o ar, como também o solo e as águas. Moradores das localidades de Brejo, Barreiro, Louro, Boiada, São Domingo, Riacho Fundo e Taquaril dos Fialhos seriam os mais prejudicados.

Faixa com dizeres de protesto contra os impactos do trasporte – Reprodução

“Não aparece ninguém pra dar uma solução pra gente. Não temos água, e eles (a mineradora) jorrando água nas estradas todos os dias, toda hora. Eles não podem oferecer nem 200 litros de água pra gente. Ficamos nesse prejuízo, cada dia a saúde da gente fica mais comprometida”, disse Dona Maria Aparecida, moradora do local.

O protesto acontece há pouco mais de um ano após a manifestação realizada no dia 23 de setembro do ano passado. Na ocasião, pessoas de Licínio de Almeida fizeram uma mobilização solicitando o asfaltamento da estrada, porém os pedidos não foram atendidos, e tampouco foram construídas soluções por parte do poder público para as denúncias realizadas.

Diante disso, as famílias das comunidades retomaram as mobilizações para garantir respostas. A mobilização segue por tempo indeterminado na expectativa que o estado possa ouvir a comunidade e abrir um diálogo para construção de soluções.

De acordo com os manifestantes, a ocupação segue na estrada aguardando ações mais efetivas da empresa e do poder público. A Polícia Militar segue acompanhando a manifestação.

Além do problema com a poeira ocasionada pelo transporte de minério pela BA-156, moradores também reclamam que a Bahia Mineração, responsável pela mina Pedra de Ferro, está fazendo uso indiscriminado dos recurso hídricos, o que estaria afetando o abastecimento hídrico das comunidades do entorno.

Bamin

A Bamin está extraindo aproximadamente um milhão de toneladas de minério do ano, em uma operação piloto, que pode crescer mais de vinte vezes com a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), arrematada junto ao Governo Federal pela própria empresa, e do Porto Sul, em Ilhéus, empreendimento também sob responsabilidade da empresa cazaquistanesa.

Enquanto não há um ramal ferroviário para embarque do minério extraído diretamente na mina, o produto está sendo escoado por 41 quilômetros de caminhões até Licínio de Almeida, onde ocorre o embarque nos trens da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

A empresa ainda não se pronunciou sobre o protesto com bloqueio da BA-156.

Esta postagem foi publicada em 30 de setembro de 2022 02:25

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024