Anúncio
Região de Guanambi

Projeto de Horticultura auxilia tratamento de usuários do Caps em Guanambi

Publicado por
Redação
Compartilhado
Anúncio

A saúde mental tem sido tornado uma temática cada dia mais importante, especialmente, após a pandemia de Covid-19. Em Guanambi, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Beija-flor tem desenvolvido diversas oficinas terapêuticas para auxiliar nesse tratamento. Dentre elas, merece destaque o Projeto de Horticultura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Ainda segundo o órgão, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Anúncio

Os Caps fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

A unidade Beija-flor é um Caps II. De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de instituição de saúde responsável pelo atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e que atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

Como projeto complementar para auxiliar no tratamento dos usuários, o Caps II Beija-flor tem desenvolvido, desde meados de 2021, o Projeto de Horticultura. Além de estimular a criatividade e a memória visual, a jardinagem ajuda a melhorar a atividade motora e tem um efeito, ao mesmo tempo, motivador e relaxante.

De acordo com o órgão, ela é indicada tanto para a manutenção da saúde em idosos quanto para o tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais ou neurológicos.

A prática da horticultura auxilia na prevenção do estresse, depressão e sedentarismo; aumenta o autocontrole; diminui a ansiedade e melhora o humor.

Além de todas essas vantagens, as verduras, legumes e frutas produzidos com o projeto têm ajudando, ainda, a enriquecer a alimentação dos usuários da instituição com produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos.

Anúncio

Os responsáveis pela oficina de horticultura já têm começado a avaliar o efeito do uso de atividades de produção de hortaliças como técnica de auxiliar no tratamento de pacientes com sofrimento mental, como a melhora na convivência, a sociabilidade e elaboração de processos internos.

Para conhecer melhor sobre o projeto, como é possível contribuir e ter acesso às demais terapias realizadas no Caps II Beija-Flor, entre em contato com órgão, localizado na Avenida Joaquim Chaves, nº 390, Bairro Santo Antônio, ou acesse seu perfil do Instagram Caps Beija-Flor.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de outubro de 2022 18:51

Redação

Anúncio
Publicado por
Redação

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio