back to top

Coopmac premiou melhores cafés finos produzidos no Planalto da Conquista

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) premiou, na noite da última sexta-feira (11), os melhores cafés produzidos na região do Planalto da Conquista. O evento aconteceu na Casa Rafik e contou com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Essa foi a 3ª edição do Concurso Coopmac de Qualidade do Café que foi criado com o objetivo de valorizar a produção de cafés finos na região.

A prefeita Sheila Lemos prestigiou a entrega da prêmio e, em seu discurso, destacou a parceria do concurso com a Prefeitura.

“Entendemos que esse é um evento belíssimo, que tem buscado consolidar uma cultura cafeeira de qualidade aqui no Planalto. E eu diria que a diferença para isso está no amor que se coloca desde o cultivo. Meu desejo é que cada vez mais tenhamos cafés de qualidade sendo cultivados aqui para levarmos para a Bahia e para o mundo”, afirmou Lemos.

Café fino - 1º colocado em Vitória da Conquista
Reprodução

A parceria para o fortalecimento da cultura cafeeira na região foi reconhecida pelo presidente da Coopmac, Gilmar de Oliveira. “Contar com o apoio da Prefeitura é de fundamental importância. Temos muito que agradecer, e quando digo nós, não é simplesmente a Coopmac, mas a região porque é uma tentativa de fortalecer essa marca de cafés finos para a região, para nos consolidarmos nessa área”, enalteceu Oliveira.

De acordo com Gilmar, nesta edição, foi perceptível a evolução do concurso, no que diz respeito à qualidade dos cafés. Ao todo, foram 69 amostras inscritas. Destas, 30 foram selecionadas por árbitros degustadores profissionais, das quais foram extraídas as dez melhores premiadas na noite da última sexta-feira.

O primeiro lugar ficou para Rosa Nizia Antunes (Fazenda Duas Barras/Encruzilhada), que participou pela segunda vez da competição. O café vencedor, que obteve nota 86 dos árbitros, foi definido por eles como um café com notas de frutas secas e chocolate meio amargo, de aroma frutado e que atingiu o ápice da maturação.

Rosa não pôde estar presente, mas foi representada por seu filho, Rosivaldo Brito, que definiu o momento: “É uma emoção muito grande, sabemos que a produção exige muito, foi um ano difícil com chuvas irregulares, a seca, mas aqui está a grande premiação, que nos move”. Ele recebeu a premiação das mãos da prefeita Sheila Lemos.

O 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, para Vinícius de Brito Rodrigues (Fazenda Santa Rita II/Barra do Choça) e Flávia Rebouças (Fazenda de Coronel/Vitória da Conquista).

Também prestigiaram a premiação, a secretária de Governo Geane Oliveira e os secretários Luis Paulo Sousa, do Desenvolvimento Rural, Giorlando Lima, da Comunicação, e Lucas Dias, do Gabinete Civil, Lucas Dias, entre outros membros do Governo Municipal.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile