Entre os 21 e 27 de novembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) promove a Semana Nacional do Doador de Sangue. O evento tem como objetivo homenagear aqueles que doam sangue para salvar vidas e conscientizar sobre a necessidade das pessoas fazerem a doação regularmente.
Este ano, o tema faz uma alusão à Copa do Mundo, “Torcida pela Vida: sua doação já é gol!”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário. As doações constantes são essenciais para manter os estoques e atender a demanda de pacientes das unidades hospitalares.
Na Semana do Doador, estão programadas várias atividades como apresentações musicais, distribuição de brindes e oferta de lanche especial. Na sexta-feira, Dia Nacional do Doador de Sangue (25), haverá diversas ações em homenagem aos candidatos à doação.
No domingo (27), em Salvador, acontecerá um torneio de futebol solidário no Estádio de Pituaçu, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Terá a participação do Hemobaba, time de futebol da Fundação, e dos jogadores veteranos de Bahia e Vitória associados da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (AGAP) e as presenças de artistas e influenciadores digitais.
O evento contará também com uma disputa de pênaltis do futebol de amputados, uma iniciativa da Associação Baiana de Desportos para Adaptados (ABDA). Os ingressos gratuitos para os jogos serão distribuídos durante a semana nos postos de coleta da Hemoba, no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping e nas unidades do Laboratório Linus Pauling.
A Semana Nacional de Doação ocorrerá nas unidades de coletas da Hemoba na capital e no interior. O Hemóvel (posto móvel de coleta de sangue), que funciona no Salvador Norte Shopping, estará na terrça-feira (22) no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Centro de Convenções de Salvador.
Em nos dias 23 e 24/11, ficará no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA) e, nos dias 25 e 26/11, voltará a atender no shopping. Já o Hemóvel do Salvador Shopping permanecerá em operação no mesmo local.
Para conferir o horário de atendimento das unidades da Hemoba na capital e no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/hemorrede.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.