Diante do recente aumento de casos da Covid-19, a Prefeitura de Guanambi editou um novo decreto com medidas de prevenção da proliferação da doença. As normas são similares às publicadas pelo Governo do Estado e foram publicadas na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município.
As principais normas são relacionadas ao uso de máscaras. Elas passam a ser obrigatórias em hospitais e demais unidades de saúde, tais como clínicas, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e farmácias.
Também são exigidas para indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, tais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou que tenham tido contato com pessoas sintomáticas ou com confirmação da doença.
Pessoas que estejam com confirmação de Covid-19, mesmo que assintomáticos e indivíduos imunossuprimidos, ainda que em dia em relação ao esquema vacinal contra a doença também devem usar o acessório.
Nos eventos com venda de ingresso e controle de acesso, o uso da máscara é apenas recomendado, assim como nos demais ambientes fechados.
Também foram suspensas as visitações sociais às unidades de saúde e os acompanhantes de pacientes ficarão com o acesso condicionado à comprovação da vacinação e utilização de máscaras de proteção. Acompanhantes que estejam com sintomas gripais deverão ser substituídos.
Boletim
Foram confirmados 31 novos casos nos últimos dois dias, sendo 15 nesta quarta-feira. Nos últimos sete dias foram 56 confirmações. De acordo com o boletim, 30 casos permanecem ativos e no momento não há internados com a Covid-19.
Ao todo, foram 17.065 casos no municípios, dos quais, 142 terminaram com o óbito dos pacientes.