A Secretaria de Educação do Estado (SEC) prorrogou, até o dia 9 de dezembro, a aplicação da prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). O exame consiste em uma avaliação diagnóstica das disciplinas de língua portuguesa e matemática, nas escolas das redes municipais e estadual da Bahia.
A aplicação da prova foi iniciada no dia 16 de novembro. O Sabe tem como objetivo acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a instituição responsável pela logística de aplicação da avaliação, realizada em parceria com a SEC.
Participam da avaliação do Sabe estudantes das redes municipais e estadual do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, bem como da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
O superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell Guimarães, ressaltou a importância da avaliação.
Segundo ele, o Sabe “fortalece o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, pois traz uma visão mais precisa de como estamos avançando do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Ou seja, tanto as redes municipais quanto a rede estadual vão contar com evidências significativas para alinhar os seus processos pedagógicos”.
O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), que foi retomado pela SEC em 2019, promove a aplicação de avaliações em língua portuguesa e matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas.
A partir desses dados, o Sabe contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula.
O Sistema, também, está atento para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).