O navio de cruzeiro MSC Seashore atracou no porto de Salvador, nesta terça-feira (6), trazendo dois mil passageiros. Ele saiu de Miami, passou pelo Caribe, até a navegação inédita em águas brasileiras, com a primeira parada na Bahia.
A embarcação é a maior e mais moderna do segmento. Ela tem 323 metros de comprimento, 74 metros de altura e pesa 169 mil toneladas. São 11 restaurantes, 20 bares, seis piscinas, parque aquático, cassino, teatro e outros espaços de entretenimento.
No desembarque para conhecer os atrativos turísticos da capital baiana, os cruzeiristas tiveram o receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com baianas típicas e um mini trio elétrico. Entre os mais animados estava o paulista Adilson Lima. “Adoro a alegria do povo baiano. Vou com a turma ao Farol da Barra e Ondina”.
A catarinense Débora Daudalt tinha outra programação. “Preferi visitar o Pelourinho com toda sua história e cultura, além de fazer um roteiro de gastronomia”.
Enquanto passageiros circulavam por Salvador, a MSC realizou um encontro a bordo do Seashore, com a participação do titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, e de representantes da prefeitura e do trade turístico. Houve a apresentação de uma estimativa positiva para a temporada de cruzeiros 2022/2023, na Bahia.
De acordo com o secretário, a expectativa é de uma temporada histórica no estado, com mais de 400 mil cruzeiristas, com média de gasto individual que ultrapassa R$ 600.
Segundo Bacelar, o governo e a iniciativa privada estão empenhados em colocar Salvador na rota internacional de cruzeiros. Os envolvidos tem pesquisado bastante sobre o turismo de cruzeiros, para levantar um diagnóstico detalhado do segmento, e, assim, conseguir uma melhor qualificação do serviço.