As mulheres agricultoras da Associação do Grupo de Economia Solidária de Candiba já estão prontas para garantir uma renda extra neste fim de ano. Com a entrega da Cozinha Comunitária, totalmente equipada, e cursos de capacitação para a produção de alimentos, o grupo está produzindo doces e salgados a todo vapor.
Entre os produtos estão panetone; salgados como coxinha, pastel, enroladinho; e bolos confeitados e de pote. As vendas estão sendo realizadas sob encomenda. A expectativa é de iniciar as vendas também na loja da Associação, construída no mesmo local da Cozinha Comunitária.
Foram investidos R$ 627,4 mil na Associação por meio do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Para a presidente da Associação, Ana Rosa Carvalho Ramos, o projeto, com a implantação da Cozinha, chegou para fazer a diferença no desenvolvimento social e econômico das mulheres beneficiadas.
“Antes não tínhamos local adequado para produzir. Foram realizadas várias atividades de campo e cursos de capacitação de bolos, salgados, panetones, dentre outros, dessa forma, transformou a vida das envolvidas, pois as mesmas já começaram a trabalhar atendendo à demanda da família e de demais interessados, conseguindo complementar a renda”.