Vitória da Conquista registra alagamentos com acumulados de chuva superiores a 80 mm nesta quarta-feira

Chuvas devem continuar pelos próximos dez dias na cidade e na região

Vitória da Conquista registrou mais um dia chuvoso nesta quarta-feira (14), com acumulados de quase 90 milímetros em alguns pontos da cidade.

A chuva é resultado da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) com maior intensidade na faixa de divisa de Minas Gerais e da Bahia, com potencial de prover acumulados de chuva de até 300 milímetros (mm) nos próximos dez dias.

A chuva começou na madrugada e se intensificou no início da manhã. A tarde voltou a chover e por volta de 22h um novo temporal caiu de forma mais intensa sobre a cidade. Vários pontos de alagamentos foram registrados no Centro e em alguns bairros.

Vídeos que circulam pela internet mostram um carro sendo arrastado pela enxurrada no bairro Santa Cruz. Também foram registrados alagamentos no terminal rodoviário da Lauro de Freitas, no Centro, e no trecho urbano da BR-116. No Bairro Brasil, um clientes de uma churrascaria foram surpreendidos com a água invadindo a área de mesas.

Entre os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) instalados na cidade, o do bairro Bacelar registrou o maior acumulado do dia, 88 mm.

No Patagônia choveu 80 mm e no Recreio 79. O pluviômetro do Centro registrou 70 mm e do Lomantão 66. As chuvas devem continuar pela madrugada e durante todo o dia nesta quinta-feira (15).

Reprodução | Cemaden

O Cemaden emitiu um alerta meteorológico de risco “Moderado” no fim da noite desta quarta-feira para Vitória da Conquista. O órgão indica a possibilidade de ocorrência de inundação brusca em córregos e canais tributários ao lago próximo do aeroporto devido à deficiência de drenagem das águas pluviais.

O aviso diz ainda que a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas em forma de pancadas moderadas a fortes que poderão provocar inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta sobre a possibilidade de chuvas intensas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile