Dezoito bovinos foram apreendidos pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) de Guanambi na manhã deste sábado (17). O rebanho foi encontrado solto no perímetro urbano, próximo ao Anel Rodoviário e à BR-122.
De acordo com o Coordenador de Trânsito, agente Mota, os animais estavam indo em direção ao Centro da cidade no momento da captura, ocorrida por volta das 8h40.
Com o apoio de um caminhão boiadeiro, os agentes de trânsito recolheram os animais para o pátio da SMTran. Segundo o órgão, para a retirada, o proprietário terá que pagar uma multa por cada animal solto em via pública.
A Prefeitura de Guanambi ressaltou que a prática de deixar animais de grande porte soltos já provocou acidentes graves em ruas e rodovias e já tirou a vida de vários condutores e passageiros.
Em caso de acidentes, com ou sem vítima, o proprietário dos animais, pode responder por dano material, sendo obrigado a ressarcir as vítimas. Em caso de acidentes com óbitos, o proprietário pode ter sérias complicações na justiça criminal, pois assume o risco e a responsabilidade, ao deixar animais de grande porte soltos em via pública com trânsito intenso de veículos.
No final de novembro, um rebanho chegou a entrar no Centro, fato que foi registrado com bom humor por um homem que flagrou a cena em frente ao Memorial Casa de Dona Dedé, cartão postal da cidade. Na ocasião, a SMTran enviou agentes para o local assim que foi informada, no entanto, o rebanho não foi encontrado.