Economia

Bamin planeja colocar Fiol e Porto Sul em operação no ano de 2026

Publicado por
Compartilhado

A Bamin, proprietária do projeto de extração de minério da mina Pedra de Ferro, em Caetité, informou nesta terça-feira (20) que ira implantar ritmo acelerado em seu projeto logístico em 2023, com o reinício das obras do Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) e o avanço na construção do Porto Sul.

As duas obras estão entre os maiores projetos de infraestrutura em andamento no país e a previsão da empresa é de que elas entrem em operação no ano de 2026. As infraestruturas são cruciais para o projeto da empresa de extrair até 26 milhões de toneladas de minério de ferro por ano em Caetité.

De acordo com a empresa, o investimento é de aproximadamente R$ 20 bilhões, incluindo a operação da mina, que já funciona em escala reduzida, com escoamento por meio rodoviário e pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

Com 537 quilômetros de extensão, o Trecho 1 da Fiol ligará Caetité à costa de Ilhéus, onde está sendo construído o terminal marítimo Porto Sul. As obras estão paradas desde 2015, com aproximadamente 75% de conclusão. No ano passado, a Bamin foi a única a dar lança em um leilão de concessão para conclusão e operação da ferrovia.

A empresa ressalta que os equipamentos interligados compõem um projeto estruturante completo de transporte e exportação de cargas, com potencial para alavancar não somente o setor de mineração na Bahia, como também o agronegócio, oferecendo uma alternativa eficiente de escoamento de grãos e da produção mineral de outras empresas sediadas no estado.

“Será também uma rota facilitadora para a importação de fertilizantes e insumos. Todos os benefícios são voltados para o desenvolvimento socioeconômico do estado e estão associados a um projeto robusto, com gestão de excelência executada pela Bamin, priorizando a sustentabilidade e segurança das comunidades que estão à sua volta”, informa a empresa.

“O corredor logístico de integração e de exportação é de extrema importância para a mineração e também para o agronegócio, além de outras cadeias produtivas. Com a Mina Pedra de Ferro, a FIOL e o Porto Sul, a BAMIN contribui, efetivamente, para impulsionar um novo ciclo de crescimento e de desenvolvimento sustentável para a Bahia e para o Brasil”, destaca Eduardo Ledsham, CEO da companhia.

A Bamin informou que durante as obras, o objeivo é promover a contratação de, no mínimo, 60% de mão de obra local, promovendo a circulação de renda para os negócios e comunidades da região.

“Com o início da operação dos projetos integrados em 2026, o estado da Bahia ocupará uma nova e importante dimensão na economia nacional, com a geração de riquezas e elevação da qualidade de vida de sua população, criando oportunidades e potencializando os resultados de fornecedores regionais”, disse a Bamin em nota.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de dezembro de 2022 09:29

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio