A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) iniciou o aumento da vazão da barragem da Pedra, em Jequié. A operação ocorre em decorrência das chuvas intensas Bacia Hidrográfica do Rio de Contas.
Após o aumento da vazão, o nível do rio de Contas subiu 2,32 metros, passando da cota 3,6 para 5,8 à jusante.
A estatal disse que realizou operação indicada para o período de cheia, e aguardou o enchimento do Reservatório da Usina da Pedra até o volume indicado para esperar mais águas.
A partir deste sábado (24), a usina passou a liberar 800 metros cúbicos por segundo (m³/s). No momento, o reservatório está recebendo uma vazão de entrada de 2.000 m³/s e chegou a 70% de sua capacidade.
À montante da hidroelétrica, o rio de Contas já está em cheia, alagando algumas regiões, como no povoado do Areão, no município de Mirante. Um vídeo que circula na internet mostra a situação da localidade, com várias casas invadidas pela água.
A Eletrobras Chesf destaca que o período úmido da Bacia do Contas iniciou em novembro e segue até abril.
As áreas situadas nas planícies devem ser evitadas pois há possibilidade de vazões mais elevadas.
A Empresa continua monitorando a situação da bacia hidrográfica, com o apoio das entidades competentes, em especial a Defesa Civil, e manterá a divulgação sobre as possíveis alterações necessárias.