Região de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista alerta para diagnóstico precoce e tratamento de hanseníase

Publicado por
Compartilhado

O Ministério da Saúde oficializou janeiro como o mês de combate e prevenção à hanseníase, doença que compromete a pele e os nervos, a força e a sensibilidade. Aproveitando esse momento, o município de Vitória da Conquista, que é zona endêmica da doença, está realizando uma campanha conscientizar e informar a sociedade sobre o tema.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica (Viep) e do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) – serviço de referência para pacientes com diagnóstico de tuberculose e hanseníase – ampliou as ações de sensibilização para o diagnóstico e divulgação do serviço existente no município.

A mobilização, que teve início esse mês e continuará ao longo do ano, busca orientar toda a rede de saúde, principalmente a Atenção Primária em Saúde (APS), para organizar suas ações educativas nos territórios, além de promover capacitações e ações integradas voltadas para os profissionais de saúde.

Reprodução

“A função dessa campanha é mostrar para toda a rede de saúde do município e para a população que nós estamos aqui atendendo diariamente. Teve suspeita clínica da doença? É só buscar diretamente o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária”, complementou a coordenadora da Viep, Amanda Maria Lima.

Vitória da Conquista é considerado um município é considerado uma zona endêmica da doença. Entre 2015 e 2022 foram diagnosticados 366 novos casos de hanseníase, aproximadamente 45,75 casos por ano.

Como doença infectocontagiosa, a vigilância da hanseníase é realizada pela identificação do caso novo e dos seus contatos, pois esses também podem já estar adoecidos.

Desde o início da pandemia, o número de diagnósticos diminuiu, principalmente porque os pacientes têm buscado o serviço em estágio mais avançado da doença. “Isso significa que estamos fazendo poucos diagnósticos na fase inicial. A gente precisa da ajuda de todos e hoje o que falta é pensar que a doença ainda existe, porque tem muitos pacientes que tratam como alergia ou fungo e demoram muito para chegar até o serviço”, explicou a dermatologista do CMPDS, Crysthiane Valera.

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

A transmissão acontece pela respiração, por meio de gotículas expelidas pelo nariz ou saliva de uma pessoa doente, sem tratamento. “A transmissão só vai ocorrer por meio de contato íntimo e prolongado. O que seria isso? Você teria que conviver diariamente com a pessoa doente, não é por um aperto de mão, um abraço, isso não vai transmitir a doença”, esclareceu a dermatologista.

Os principais sintomas são o aparecimento de manchas na pele, que podem ser vermelhas, brancas ou amarronzadas, e os pelos dessa região normalmente caem.

“Essas manchas são fixas e não somem, mesmo fazendo tratamento com antialérgicos, pomadas, não têm melhora do quadro. Com o passar da evolução da doença, vai se perdendo a sensibilidade no local. Quando, por exemplo, a pessoa se queima e não sente, já é uma hanseníase tardia”, afirmou Dra. Crysthiane.

O diagnóstico é clínico e somente em alguns casos é necessário fazer uma biopsia ou baciloscopia. A hanseníase tem cura e o tratamento é disponibilizado, gratuitamente e exclusivamente, pelo SUS e o tempo de tratamento varia de seis meses a um ano. Tão logo seja iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. Por isso é importante diagnosticar a doença logo no início.

Quando não tratada, a doença pode evoluir para a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, dificuldade de caminhar e realizar atividades básicas diárias, como se alimentar, tomar banho sozinho, além disso pode ter alterações na visão, no olfato e no paladar.

O CCMPDS  oferece assistência necessária aos pacientes diagnosticados com hanseníase e funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 12h, na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, próximo à Prefeitura Municipal.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de janeiro de 2023 10:42

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio