Uma mulher de 31 anos deu a luz a um bebê nesta segunda-feira (30), dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), embarcada em uma balsa que faz a travessia do rio São Francisco, entre os municípios de Pintópolis e São Francisco, no Norte de Minas.
De acordo com o Samu, a equipe foi acionada no início da manhã para atender a mulher que havia começado a sentir contrações no bairro Sebastião Rodrigues, em Pintópolis. A paciente, que estava em sua sétima gestação, foi atendida no local e, em seguida, encaminhada para o centro de saúde do município, onde foi acolhida pela equipe de plantão.
Por conta da necessidade de realizar a transferência da gestante para o hospital de São Francisco, ela foi colocada na ambulância tripulada por uma equipe composta por uma médica e socorristas.
Já sobre a balsa que liga as duas cidades, localizadas em margens opostas do Velho Chico, a mulher entrou em trabalho de parto e o bebê nasceu com o apoio da equipe de resgate. Os profissionais concluíram os procedimentos ainda dentro da ambulância e encaminharam mãe e filho para o hospital. Ele será registrado com o de Ravy.
Este foi o primeiro parto realizada pela médica e o 15º do técnico em enfermagem da equipe de Samu.
Ponte
Moradores do Norte de Minas vivem a expectativa para a construção de três pontes sobre o rio São Francisco, obras que irão facilitar o acesso às cidades localizadas nas duas margens. Até o momento, o projeto mais adiantado é o que liga Pintópolis e São Francisco, único com os trabalhos de já em andamento.