21.3 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Comércio de Vitória da Conquista estará fechado na segunda e terça de Carnaval

Mais Lidas

Os estabelecimentos comerciais não irão abrir as portas em Vitória da Conquista na próxima segunda, 20 de fevereiro, e na terça-feira, 21, dia oficial do Carnaval.

A decisão foi tomada ainda em janeiro. A Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre entre o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista e o Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista, transferiu o Dia do Comerciário, comemorado no dia 30 de outubro, para a véspera do Carnaval.

Esta medida já havia sido tomado em anos anteriores e tem como objetivo proporcionar um tempo maior de descanso para os trabalhadores do comércio.

Com isso, o comércio de Vitória da Conquista não funcionará por dois dias, sendo considerado dia de repouso remunerado. Na quarta-feira de Cinzas, 22, o horário de funcionamento será normal.

O horário de funcionamento também será normal neste sábado, dia 18, com abertura das portas a partir das 8h.

Prefeitura

Conforme o decreto 22.466, publicado nesta terça-feira (14), a Prefeitura estabeleceu pontos facultativos nas repartições da Administração Pública Municipal direta e indireta, na segunda e terça-feira (respectivamente 21 e 22 de fevereiro), em decorrência da celebração do Carnaval.

A partir deste ano, o feriado municipal de carnaval foi transferido para o Dia de Corpus Christi, que, em 2023, acontece em 8 de junho. A mudança se deu pela alteração do artigo 7º, inciso XVI, da Lei Orgânica do Município que estabelece cinco feriados municipais. A mudança da Lei foi proposta e aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada, em agosto do ano passado, pelo Executivo Municipal.

Dessa forma, o feriado de carnaval, que aconteceria no dia 21, será alterado pelo ponto facultativo e valerá no âmbito do Executivo Municipal. Os serviços públicos essenciais, a exemplo da coleta de lixo, serão mantidos.

Sem carnaval

Tradicionalmente, Vitória da Conquista não realiza festas públicas de Carnaval. Por esta razão, muitos moradores deixam a cidade na data para curtir a folia em Salvador e restante do litoral baiano, ou na Chapada Diamantina. São esperados 5,5 mil embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Glauber Rocha até o fim da folia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas