A cidade de Guanambi, com a dimensão de 1 296,7 km² e cerca de 87 mil habitantes, situa-se no estado da Bahia, e sim, parece ser um ótimo local para você montar seu negócio.
Nos últimos anos, Guanambi tem-se desenvolvido muito, com os críticos a considerá-la uma cidade empreendedora e desburocratizada, sendo atualmente a oitava cidade mais desenvolvida do Estado da Bahia em termos de educação, saúde e geração de emprego.
Cada vez mais, Guanambi vem atraindo empresas, novas e veteranas, a se instalarem no município, possuindo estatísticas bastantes positivas para um comerciante, como uma elevada regularidade de vendas anuais, novas oportunidades de negócio e um bom desempenho econômico.
Um exemplo mestre do empreendedorismo nesta cidade é o facto de o Município atribuir um prémio às empresas e/ou profissionais liberais que se destacam no seu ramo de atividade, o «Prêmio Guanambi de Negócios». A primeira edição ocorreu no ano passado, e tudo indica que voltará a suceder.
Outro exemplo é a Feira de Negócios de Guanambi, cuja primeira edição ocorreu em maio de 2022, organizada pela Prefeitura Municipal de Guanambi, reunindo diversas empresas locais.
Se você está pensando em abrir um negócio em Guanambi, consulte algumas dicas que reunimos para você.
Faça seu plano de negócios
Se você já tem ideia do local ideal para montar seu negócio, ótimo. No entanto, o local é apenas um dos muitos tópicos a considerar.
Primeiro, você deve pensar qual será seu ramo de atividade – se é uma loja de roupa, se é uma livraria ou um café, por exemplo. E se é um negócio próprio ou uma franquia.
Depois, pondere sobre o público-alvo de seu negócio – quem vai comprar seus produtos? Que tipo de clientes lhe interessa? Quais suas idades e hábitos de consumo? O que eles procuram e o que podem encontrar na sua loja?
Possuindo esses elementos, você está pronto a elaborar um plano de negócio, no qual conste a lista de produtos que pretende vender, quais os fornecedores, os preços e as estratégias de publicidade que pretende adotar, e se o negócio será tradicional, online ou misto, entre outros tópicos.
Analise a concorrência
Antes de avançar com seu negócio, e para ajudar você com o plano de negócios, procure elaborar uma pesquisa de mercado. Observe seus concorrentes, seus produtos e preços, e perceba como poderá ser competitivo.
Elabore um orçamento
Se você quer estabelecer seu próprio negócio, você precisará investir. Se uma loja virtual já tem custos, instalar uma loja física é muito mais dispendioso, porque você terá de assumir não só os custos de obtenção de licenças e da aquisição de material, mas também os custos da infraestrutura (seja o valor do imóvel ou do aluguer).
É, por isso, importante que você estabeleça um orçamento para a infraestrutura, a parte jurídica e burocrática, os salários de eventuais trabalhadores, os produtos e as estratégias de marketing, da qual fará parte a criação da identidade do seu negócio e, quiçá, o lançamento de seu site.
Além disso, convém ter sempre um fundo de reserva, para qualquer imprevisto.
Crie a identidade de seu negócio
É importante que você pense na identidade corporativa do seu negócio, ou seja, no grupo de características, desde a parte visual até à sua personalidade e valores, através das quais as pessoas poderão identificar seu negócio. Possuindo uma identidade corporativa, os seus clientes ficarão a conhecer mais sobre seu negócio e a relacionar-se com ele, criando um sentimento geral de confiança que os levará a adquirir produtos e/ou serviços e a recomendá-los.
No que diz respeito à identidade visual, enquadrada na identidade corporativa, você deve começar por definir a paleta de cores e o tipo de letra que quer associar ao seu negócio.
Depois, pense no logotipo que você pretende criar, e que ficará a constar na sua loja, cartões, redes sociais, etc. Por ser um elemento muito importante, você pode querer contratar um designer profissional, ou, por ser menos dispendioso, recorrer a serviços de design profissional de logotipos para o seu negócio e criar seu próprio logotipo.
Pense também se você pretende criar seu próprio site/rede social. Se sim, pondere sobre a estrutura que pretende e aplique a paleta de cores e o logotipo definidos.
Informe-se sobre o que é necessário para montar seu negócio
Embora seja importante que você reúna o máximo de elementos necessários que o ajudem a ter uma visão geral sobre seu negócio, é muito importante que você consulte um profissional habilitado para auxiliar você.
Se você quiser assinar um contrato de aluguel comercial, ou ter funcionários trabalhando para si, você necessitará abrir uma empresa e possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Por isso, um passo que você deve tomar assim que estiver decidido a criar seu negócio, é contratar um advogado, nem que seja para este o informar do que você deverá tratar em termos legais. Para além de criar a empresa, você necessitará, entre outras coisas, de obter licenças e elaborar e assinar contratos – e um advogado é quem melhor o poderá ajudar.
Do mesmo modo, procure informar-se da sua carga tributária e dos procedimentos que deverá efetuar a nível fiscal, junto de um contabilista.
Não se esqueça que, mais vale prevenir do que remediar. O custo que, inicialmente, pode parecer elevado, poderá vir a salvá-lo de valores de coimas duplamente superiores, caso se tenha esquecido de tratar de algum assunto burocrático importante. Além disso, uma empresa legalizada sempre traz mais confiança aos clientes.
Estabeleça estratégias de marketing
Se você já tem tudo tratado, agora é altura de você definir as melhores técnicas publicitárias para atrair clientes ao seu negócio, como a utilização de redes sociais e a criação de um site, não esquecendo o recurso às técnicas SEO ou a newsletters para cativar novos clientes. Consulte aqui as melhores técnicas de marketing e pense bem como quer divulgar seu negócio!
Conclusão
Se você quer criar seu negócio na promissora cidade de Guanambi, você deverá reunir vários requisitos, desde a elaboração de um plano de negócios ao estabelecimento de técnicas de marketing. Procure ter um orçamento e um plano de atividades concreto, e não se esqueça de consultar um advogado e contabilista que o apoiem na parte legal e tributária do negócio.
Se você tem seu próprio negócio, conte-nos como está a correr e quanto tempo demorou a montá-lo, nos comentários abaixo.