Um peixe de mais de dois metros de comprimento foi capturado por um pescador na manha desta sexta-feira (3). O fato ocorreu no rio São Francisco, no trecho do município de Piranhas, em Alagoas.
Após a captura, o pescador publicou uma foto ao lado do peixe da espécie camurupim (Megalops atlanticus), mostrando que o animal é algumas dezenas de centímetros maior do que ele. A estimativa é que o peso possa ultrapassar mais de 100 quilos.
Essa não é a primeira vez que um peixe da mesma espécie é capturado nas águas do velho chico, especificamente em Piranhas. Em 2017 na mesma data e no mesmo mês, pescadores capturaram um camurupim.
O que chama a atenção é que o camurupim é um peixe de água salgada e a cidade de Piranhas está a mais de 200 quilômetros da Foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas.
Segundo informações do site Pesca Nordeste, especializado em pesca esportiva, a ocorrência do camurupim é notada principalmente em águas quentes das regiões tropicais do Leste a Oeste do Oceano Atlântico.
O peixe também é encontrado em grande quantidade a Leste dos Estados Unidos, Nordeste do Brasil, Oeste da costa africana (Senegal, Congo) Caribe, Golfo do México, Panamá Costa Rica e ocasionalmente na Argentina, ao longo da costa de Portugal, Açores, Sul da França, no Leste do Atlântico.
Os camurupins são encontrados em estuários, baías, lagoas e até em rios de água doce. A única restrição ambiental em seu habitat é temperatura. Súbitas mudanças climáticas podem levá-los à morte em grande número.
As informações são do site italotimoteo.com.br