Faleceu na tarde deste sábado (18), a senhora Olga Laranjeira Bastos de Azevedo, ex-prefeita de Igaporã, aos 95 anos. Ela foi a primeira mulher a assumir o executivo de uma cidade baiana, entre 1967 e 1970.
Olga era sogra do deputado federal José Rocha. Ele usou as redes sociais para informar sobre o falecimento e lamentar perda. Ela deixa a filha, Noelma Rocha, três netos, incluindo o deputado estadual Manuel Rocha, e duas bisnetas.
A primeira mulher prefeita na Bahia foi casada com Manoel Azevedo ,já falecido e o primeiro prefeito de Igaporã.
Na cidade, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valdir Ribeiro, emitiu uma nota de pesar direcionada a familiares e amigos da ex-prefeita.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também manifestou tristeza pela morte de dona Olga. “D. Olga sempre esteve além do seu tempo, abrindo caminho para centenas de mulheres que entraram na vida pública seguindo o seu exemplo. Sua grande gestão em Igaporã até hoje é referência de uma administração moderna, eficiente e realizadora”, afirmou.
“Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos da ex-prefeita, em especial os meus queridos amigos e colegas de partido, deputados José Rocha (genro) e Manuel Rocha (neto), neste momento de profunda tristeza”, disse ACM Neto.
O corpo de dona Olga será cremado às 11h deste domingo (19), no crematório Jardim da Saudade, em Salvador. A morte ocorreu em razão de falência múltipla dos órgãos.
Dona Olga, primeira mulher a comandar uma prefeitura na Bahia, abriu caminho para centenas de mulheres que entraram na vida pública seguindo o seu exemplo. Sua gestão em Igaporã até hoje é referência de uma administração eficiente e realizadora.
— ACM Neto (@acmneto_) March 18, 2023