back to top

Operação Carro-Pipa está mantida até agosto na Bahia e Paraíba

As Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Paraíba e na Bahia e órgão do Ministério Público Federal (MPF) se reuniram, nesta quarta-feira (22) para tratar da continuidade da Operação Carro-Pipa. Na reunião, a Defesa Civil da Paraíba informou que a tendência é que o Decreto 43.105/22 seja renovado.

As unidades do MPF na Paraíba e na Bahia instauraram procedimentos para acompanhar o contingenciamento de recursos orçamentários para a operação de distribuição de água potável no Semiárido.

De acordo com as informações dos representantes da Sedec/MDR, a Lei Orçamentária Anual (LOA) estabeleceu R$ 461 milhões para a Operação Carro-Pipa, o que garantiria a sua operação até setembro de 2023. No entanto, diante de emergências como as enchentes em São Paulo, esse valor foi remanejado, reduzindo a manutenção da operação para agosto de 2023. A Sedec também ressaltou a importância de os municípios elaborarem relatórios de levantamento de mananciais, de escassez hídrica, para justificar a necessidade de ajuda humanitária.

Diante do quadro de contingenciamento, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão da Paraíba, Janaina Andrade, diz que “a rigor, a operação não deveria ser necessária, se o direito fundamental de água potável fosse universal, conforme idealizado no objetivo 6 da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”. Contudo, diante da realidade fática, ela solicitou aos representantes da Sedec que analisem a configuração mais recente da operação, considerando a necessidade atual dos municípios atendidos. “O objetivo dessa análise seria tornar a operação mais eficiente, visando atender aos municípios que realmente precisam da água”. A procuradora informou que o MPF em Pernambuco já fez, inclusive, recomendação nesse sentido para contribuir com a eficiência da operação.

Por sua vez, o procurador da PRDC na Bahia, Ramiro Rockenbach, citou o trabalho de perfuração de poços da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) como exemplo de colaboração e possível parceria de empresas com o governo federal para atualizar a situação de quem precisa do abastecimento da Operação Carro-Pipa. O procurador ratificou a disposição do MPF em contribuir de alguma maneira com essa questão.

A gerente executiva da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, informou que o órgão estadual está verificando quais os municípios inseridos no decreto e que estão colapsados. Segundo a gerente, na Paraíba existem dois decretos sobre essa questão, e existem oito municípios que estão sendo orientados a renovarem seus decretos nesse período. A orientação da Defesa Civil é que esses municípios também renovem seus próprios decretos diretamente com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Participaram da reunião a procuradora regional dos Direitos do Cidadão da Paraíba, Janaina Andrade de Sousa; o procurador adjunto da PRDC/BA, Ramiro Rockenbach; John de Castro Matos, da Diretoria Orçamentária da Sedec/MDR; Thomas Schrage, da Diretoria Operacional da Sedec/MDR e a gerente executiva da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Ferreira de Andrade.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile