Rayanne Oliveira, uma estudante de 16 anos do 1º ano do Colégio Estadual João Francisco da Silva, localizado na cidade de Sítio do Quinto, na Bahia, conquistou o primeiro lugar no 7º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), na categoria Redação II – Estado da Bahia. O tema da redação foi “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”. Rayanne recebeu uma nota de 9,95 pontos pela sua redação.
O objetivo do concurso é incentivar os participantes a se interessarem por assuntos relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e das unidades do sistema socioeducativo. Rayanne foi orientada por sua professora Lidiane Nayara a participar do concurso e encarou o desafio como uma oportunidade de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Rayanne comentou sobre a vitória e o significado de ter se debruçado sobre um tema voltado a discussões acerca da pobreza, desigualdade, insegurança alimentar, fome e do aumento do número de casos de doenças crônicas não transmissíveis decorrentes de uma alimentação e nutrição inadequadas. Ela afirmou que gosta de ler livros com temáticas importantes e que achou o tema da redação muito relevante, visto que o Brasil voltou ao mapa da fome.
O diretor do colégio, Edmar Rocha, destacou a importância do incentivo dos estudantes a participarem de atividades extracurriculares, apoiando o propósito da unidade de promover uma educação de qualidade. Ele afirmou que mesmo em uma cidade pequena e com recursos limitados, a escola conta com professores e funcionários engajados na promoção da educação de qualidade e que os alunos vão à luta com a escola. Rayanne é um dos estudantes que têm demonstrado qualidade e destaque em vários concursos externos.
Os prêmios do 7º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União serão distribuídos de diferentes formas. Nas categorias I e II, cujos vencedores serão premiados por unidade federativa, os primeiros lugares serão agraciados, cada um, com um videogame ou outros bens doados para o concurso de valores equivalentes. Os participantes que ficarem em segundo lugar vão ganhar um aparelho de celular e os que alcançarem a terceira colocação serão contemplados, cada um, com um tablet. Já nas categorias Redação III, IV, V e VI, o concurso tem caráter nacional, premiando o primeiro colocado com um videogame, o segundo com um celular e o terceiro com um tablet ou outros bens doados de valores equivalentes.