Anúncio
Transporte

Projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas será lançado no fim de abril

Publicado por
Compartilhado
Anúncio

No dia 29 de abril, o Projeto Logístico Caravelas será lançado no município de Caravelas, litoral-sul da Bahia, marcando mais um passo para o retorno da Ferrovia Bahia-Minas. A assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto será realizado no dia seguinte, às 10h, na praça principal de Ponta de Areia, pela empresa Multimodal Caravelas (MTC).

A empresa já está recebendo propostas para a licitação que contempla o projeto do trajeto, que fará a ligação entre Caravelas e a mineira Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Segundo Fernando Cabral, consultor da MTC, a previsão é que no máximo em dois meses já seja selecionada a empresa para a próxima etapa, que é a fase do licenciamento ambiental.

Anúncio
Anúncio

A Ferrovia Bahia-Minas contará com 500 quilômetros, passando pelas mesmas cidades da antiga ferrovia criada em 1881, mas com adaptações, já que em muitos casos não tem como a estrada de ferro passar na sede dos municípios como acontecia antigamente. A ferrovia deve ser reconstruída e ter trechos reativados após 57 anos da interrupção, em 1966, por não garantir mais o lucro esperado no transporte de madeira e café.

No entanto, segundo Cabral, o cenário econômico hoje é bem diferente e animador, em especial, no Norte de Minas, com a extração de lítio, elemento utilizado na fabricação de baterias elétricas e considerado estratégico na transição para uma economia de baixo carbono, na qual os carros com motores a combustão seriam substituídos por veículos elétricos. “Para ter ferrovia, é essencial que haja carga para transportar”, frisou o consultor.

Além do transporte de cargas, há a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros. A MTC recebeu a autorização para a construção e exploração da estrada de ferro pelo prazo de 98 anos e planeja oferecer serviços logísticos que contemplem a estrada de ferro Bahia-Minas, além do porto e aeroporto, em Caravelas. Também está incluída a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Anúncio

O investimento previsto na ferrovia Bahia-Minas é da ordem de R$ 8 bilhões e deve contar com o suporte de investidores europeus e asiáticos. A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos, concluídas essas etapas, vem a execução.

Com informações do Diário do Comércio

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 8 de abril de 2023 11:10

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio