Cidade registrou mais de 400 mm de chuva nesta sexta na Bahia

As chuvas intensas desta sexta-feira (21) castigaram a cidade de Santa Cruz de Cabrália, na Região de Porto Seguro, no litoral baiano.

De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado na cidade foi 406 milímetros em menos de 24 horas.

Depois de uma tarde de quinta-feira (20) extremamente quente, choveu forte pela primeira vez no início da madrugada, prosseguindo até o início da manhã, com o acumulado superando 320 mm. No fim da tarde, mais um temporal de mais de 80 mm atingiu a cidade.

Com tanta chuva, a situação ficou crítica, com ruas alagadas, e muitos carros submersos. O rio Iaiá transbordou, invadiu a pista da BR-367 fazendo ligação direta com o mar. Algumas casas também foram alagadas e os moradores ficaram desalojados. Um hotel da cidade teve o primeiro andar inundado e os turistas foram resgatados com ajuda de caiaques. Também houve quedas de energia.

Equipes da prefeitura e da Defesa Civil trabalharam para tentar melhorar a situação das ruas da cidade, danificadas pelas chuvas em excesso. O Governo do Estado mandou vinte e cinco bombeiros militares da capital, do 4° GBM, em Itabuna, 16° GBM, em Santo Antônio de Jesus, e do 18° GBM, em Teixeira de Freitas para Santa Cruz Cabrália e para Ilhéus, onde também ocorreram chuvas expressivas.

O deslocamento dos militares da capital aconteceu com o apoio do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Os outros bombeiros seguiram por terra.

O Sul da Bahia segue em alerta até domingo para a possibilidade de ocorrência de novos temporais.

Afogamentos

Dois turistas morreram afogados na praia de Coroa Vermelha. De acordo com a Polícia Civil da cidade, os corpos foram resgatados por pessoas que estavam na praia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e atestou os óbitos.

As vítimas foram um homem e uma mulher, mineiros, da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Não foi informado se as mortes tiveram alguma relação com as chuvas.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Porto Seguro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile