Policiais rodoviários federais resgataram 18 aves silvestres em condições precárias durante uma fiscalização no quilômetro 830 da BR0116, no trecho do município de Vitória da Conquista, na Bahia. A ação ocorreu na tarde de ontem (22), durante abordagem a um ônibus que fazia o trajeto São Paulo a Caruaru, em Pernambuco.
Dois passageiros transportavam as aves em duas pequenas gaiolas. Um dos homens alegou que levaria os animais para Teresina, no Piauí, com o propósito de criá-los. No entanto, as aves foram encontradas debilitadas devido às condições de transporte.
Diante da situação, os policiais encaminharam as aves ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), onde receberam os cuidados adequados. Já os responsáveis assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e se comprometeram a comparecer em juízo quando intimados.
A ação da PRF teve como objetivo coibir o tráfico de animais silvestres no país, uma prática ilegal que coloca em risco a biodiversidade e a saúde das espécies.