Previsão indica volta gradativa do calor e possibilidade de chuvas em Guanambi no feriado

Depois de algumas pancadas de chuvas e dias nublados, o calor acima da média para esta época do ano deu uma trégua e os mais sensíveis às temperaturas amenas recorreram pela primeira vez no ano a um cobertor.

Embora as mínimas das últimas manhãs tenham chegado próximas aos 20ºC, os ventos fortes e constantes derrubaram a sensação térmica algumas vezes para menos de 17ºC. Além disso, nebulosidade também tem contribuído para dias com menos incidência de sol.

No entanto, o friozinho com cara de junho não deve permanecer por muito tempo em Guanambi, de acordo com o apontamento dos institutos e modelos meteorológicos, indicando elevação gradual das temperaturas ao longo da semana, com possibilidade das máximas atingirem novamente os 35ºC até sexta-feira (28).

A partir daí, podem ocorrer novas pancadas de chuva, com maior chance em 1º de maio, Dia do Trabalhador, feriado nacional, se estendendo até a próxima quarta-feira (3).

Entretanto, mais uma vez, os volumes esperados para a região não são muitos expressivos, com acumulados entre 15 e 20 milímetros (mm) nos próximos dez dias, podendo ocorrer temporais localizados com maiores volumes em algumas áreas.

Se as previsões estiverem corretas, a chuva não deve afetar de forma drástica atividades de lazer, como por exemplo a realização 30ª Passeio Ciclístico de Guanambi, que volta a acontecer quatro anos após a última edição, embora haja chance de ocorrer precipitações durante o trajeto do passeio, ou durante os shows no Parque de Exposições.

Alívio

As chuvas que caíram na quarta (19) e sexta (21) não foram expressivas a ponto de reverter o cenário de sena na Região de Guanambi, mas possibilitaram um alívio no calor excessivo. Foram mais de 80 dias sem chuvas, com máximas superiores a 35ºC na maior parte dos dias.

Na última terça-feira (18), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 36,8ºC, a maior temperatura para uma data de outono em mais de 15 anos de medições.

Veja a previsão completa para a Região de Guanambi pelos próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile