Chuva da tarde deste sábado em Guanambi foi de 25 mm, volume recorde para o mês de maio

Chuva em Guanambi - Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

Embora as previsões apontassem a possibilidade de precipitação no fim de semana, o volume de chuva da tarde deste sábado (13) causou surpresa em Guanambi. Isso porque são raros os registros de chuvas expressivas durante o mês de maio na região.

O pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro da cidade, registrou 25 milímetros (mm) no fim da tarde, volume bem maior do que estava previsto pelos institutos de meteorologia. No entanto, as chuvas caíram de forma bastante irregular, com algumas localidades registrando volumes maiores e outras registrando menos ou nenhuma chuva.

O tempo começou a mudar na região ainda na quinta-feira (11), com aumento da nebulosidade e intensificação dos ventos. Em algumas localidades, como no distrito de Ceraíma, houve registro de chuva ainda na sexta-feira (12). Neste sábado, além de Guanambi, houve registro de chuva em áreas de outros municípios da região, como Igaporã, Rio do Antônio, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, entre outros.

Com as chuvas deste sábado, o acumulado de chuva registrado no Centro de Guanambi nesta temporada chuvosa, iniciada em setembro de 2022, chegou a 913 mm. Este é o maior volume em seis anos de medições.

Apesar do volume recorde e das chuvas tardias de maio, a estiagem entre o fim de janeiro e meados de abril prejudicou a disponibilidade de água nos reservatórios e no solo, resultando em um cenário de seca antecipada na região.

Previsões

Ainda pode voltar a chover na região até o início da semana, porém as probabilidades de novas chuvas expressivas são pequenas. A semana deve começar com temperaturas mais amenas e o calor tende a se intensificar no decorrer dos dias.

No fim da semana, as previsões indicam que as temperaturas podem cair pela primeira vez abaixo dos 18ºC nas primeiras horas da manhã, mas as tardes devem continuar quentes.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile