A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi (Cootaeg) divulgou o cronograma da coleta seletiva nos bairros da cidade e nos distritos de Ceraíma, Morrinhos e Mutãs.
O serviço vem sendo executado após a entidade assinar, em abril, um contrato com o município para realizar a coleta de materiais recicláveis. O valor deste contrato é de R$ 423.700,00, com vigência de 12 meses. A meta prevista estabelecida é retirar um volume de pouco mais de 37 toneladas por mês de resíduos secos do descarte inadequado.
No Centro da cidade, as coletas serão realizadas sempre de segunda a sábado, no período da tarde. Para os bairros foi montado um cronograma específico de segunda a quinta, sempre pela manhã, confira:
Segunda-feira: Vomitamel, São José, Beneval Boa Sorte, Novo Horizonte, Massaranduba, Aroeiras, Gurungas, Nova Olinda, José Humberto Nunes, BNH, Boa Vista e Industrial.
Terça-feira: Amambaí, Beija-flor I e II, Monte Azul, Res. dos Pássaros, Renascer I e II, Morada Nova, Joaquim Fernandes, Manoel Cotrim, Ipanema, Bela Vista, Leolina de Sá, Deus Dará, Paraíso, Bom Jesus, São Francisco, Sossego, Belo Horizonte e São Sebastião.
Quarta-feira: Brindes, Lot. Sandoval Moraes, Santo Antônio, Santa Catarina, Lot. Caiçara, Floresta, Brasília, Alto Caiçara, Sol Nascente e Liberdade.
Quinta-feira: Ipiranga, Alvorada, Pôr do Sol, São João, Candeal, Araújo, Vasconcelos, Marabá, Santo André, Lot. Municipal, Santa Luzia, Aeroporto Velho, Monte Pascoal, Vila Nova, Lagoinha, N. Senhora Aparecida.
Nas manhãs de sexta, as coletas ocorrerão nos distritos de Ceríma, Morrinhos e Mutãs.
Estabelecimentos que geram materiais reciclados com peso acima de 300 quilos precisam entrar em contato com a cooperativa para agendar a coleta. O agendamento é feito pelo WhatsApp (77) 98844-1282).
Segundo a Cootaeg, a Secretaria de Meio Ambiente investiu na reestruturação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), na aquisição de conjuntos de coletores (compostos de 4 lixeiras cada um), além de realizar campanhas educativas nas escolas.
A cooperativa espera que a comunidade abrace a proposta, fazendo a separação do material reciclável e realizando o descarte nos pontos indicados. A coleta vai abranger o plástico, papel, vidro e metais. Os moradores deverão deixá-los separados, livre de impurezas, na porta de suas casas, no dia e horário previsto para o bairro ou distrito.
Os cooperados também devem atuar coletando os materiais afetados no São João do Gurutuba e em outros eventos promovidos no município.
Além de garantir renda para os trabalhadores envolvidos na operação de coleta seletiva, a iniciativa também promoverá ganhos ao meio ambiente. Guanambi não dispõe de um aterro sanitário nem de uma usina de triagem de resíduos sólidos. Todo material coletado pelo serviço de limpeza é descartado no aterro controlado, sem nenhum tipo de tratamento.