A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, veio à Bahia e anunciou investimentos de R$ 25 milhões em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico para projetos estratégicos no estado, nesta segunda-feira (26). O Parque Tecnológico da Bahia receberá R$ 9 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A ministra participou de eventos na capital baiana e em Juazeiro, onde visitou o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Em Salvador, a reitora do IFBA, Luzia Mota, participou das visitas da ministra ao Parque Tecnológico da Bahia e à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. O diretor de Inovação da Finep, maior agência de financiamento à inovação do país, Elias Ramos de Souza, também participou dos eventos. Elias é professor aposentado do Instituto Federal da Bahia. Em Juazeiro, Luciana Santos foi recebida pela diretora-geral do campus do IFBA, Selma de Andrade Alves.
Luciana Santos ressaltou o papel de excelência das universidades e a importância da ciência como um pilar do desenvolvimento nacional. A ministra destacou que as universidades públicas “respondem por mais de 90% da produção científica nacional”, e são, por excelência, centros produtores de conhecimento com um papel central no desenvolvimento nacional.
“Vimos a velocidade com que o vírus matava as pessoas e como a ciência, apesar do negacionismo, se mostrou pujante”, disse a ministra em debate com a comunidade acadêmica na Universidade Federal do Vale do São Francisco, que também recebeu a visita de Luciana Santos, que ressaltou a importância do conhecimento científico no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.