A Prefeitura de Vitória da Conquista liberou, na tarde desta quinta-feira (1º), os salários dos servidores municipais. A data de pagamento é o 5º dia útil do mês subsequente, dentro do que estabelece o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), instituído pelo Governo Federal e obrigatório para todas as prefeituras brasileiras, que neste mês, seria dia 7.
Este mês, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Execuções Orçamentárias, foram depositados R$ 39.598.060,86.
Segundo o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas, as administrações municipais – não apenas a de Vitória da Conquista – devem inserir no sistema as informações que compõem a remuneração do servidor, à medida em que ocorrem, a exemplo de horas extras, faltas e atrasos.
Com e-social, os dados que compõem a folha de pagamento, entre outras informações, não poderão ser inseridos retroativamente, por isso a folha precisa ser fechada no último dia do mês. “É uma determinação da prefeita que tão logo seja fechada a folha, dentro do que determina o e-social, que os salários liberados para os servidores. Essa é a política da gestão municipal”, disse.