A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) segue dialogando com associações industriais do Estado. O órgão recebeu, nessa quarta-feira (14), a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC). Durante o encontro, foi discutido o fortalecimento do Distrito Industrial da região.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, explicou que esse é o terceiro encontro com representantes do segmento esse mês. “Hoje recebemos a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista e na semana anterior dialogamos com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras e a Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhães. Esses encontros tiveram o mesmo objetivo, o fortalecimento dos Distritos Industriais na Bahia”, disse.
O gestor destacou a importância desse diálogo. “Ao estabelecer essa comunicação com as associações, compreendemos as suas principais demandas e desafios. Essa troca de informações possibilita o alinhamento de interesses e a criação de estratégias conjuntas para impulsionar o crescimento do Distrito Industrial”, finalizou.
O presidente da AINVIC, Antônio Cabral, destacou os assuntos tratados. “Temos um processo de revitalização sendo executado, e hoje buscamos o apoio da SDE para que essa obra aconteça com mais celeridade. Falamos da duplicação da BR-116, altamente necessária para o recebimento de matéria-prima e escoamento da nossa produção, e do processo de regularização das nossas áreas”, disse.
O empresário comemorou a reunião. “Estamos avançando. Temos certeza que o Centro Industrial de Vitória da Conquista será um case de sucesso para o Estado da Bahia”, finalizou.
Participaram da reunião representantes das empresas Matsuda, Cincal, Mega Ferro, Madecastro Indústria e Comércio, Alimentos Tia Sônia, Grupo Dass e Grupo Chiacchio, além do deputado estadual Zé Raimundo.
Requalificação dos Distritos
Ainda na quarta-feira, o secretário da SDE se reuniu com os secretários de Infraestrutura, Sérgio Brito, e Relações Institucionais, Luiz Caetano. Na ocasião, trataram da elaboração de um cronograma de requalificação dos centros industriais dos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Jequié, Feira de Santana, do Polo Petroquímico de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu.
“Será dada a ordem de serviço para os Distritos Industriais de Luís Eduardo e Barreiras, e iremos anunciar o edital para CIA Norte e CIA Sul. Em até 90 dias está assegurado o início das obras no maior complexo industrial da América Latina, o Polo Industrial de Camaçari”, afirmou o titular da SDE.