Bombeiros de Guanambi resgataram jiboia em telhado de residência, veja o vídeo

Moradores de uma residência no distrito de Mutãs acionaram o Corpo de Bombeiros de Guanambi para realizar o resgate de uma jiboia na manhã desta quarta-feira (21). O animal estava no madeiramento do telhado de um dos cômodos.

Os profissionais foram até o local e conseguiram retirar a jiboia do telhado em menos de um minuto. O animal possui cerca de 1,5 metro de cumprimento.

O animal foi colocado em um recipiente apropriado e devolvido à natureza em um local mais protegido, após a avaliação constatar sua condição de saúde.

Importe ressaltar que a jiboia não é um cobra peçonhenta e as chances de acidentes com humanos são pequenas. Existem crenças de que em determinadas épocas do ano, este tipo de animal produz peçonha, informação que não é verdadeira.

No entanto, elas podem predar animais domésticos de pequeno porte nas residências e pode ferir pessoas com sua mordida em tentativas de captura sem os devidos cuidados, o que também pode causar lesões na cobra. 

Por esta razão, o recomendado nestes casos é buscar ajuda qualificada, como fizeram os moradores da residência onde o animal foi encontrado.

Importante lembrar também que matar animais silvestres é um tipo de crime ambiental, que pode levar a detenção de seis meses a um ano, e multa.

Jiboia

A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente pertencente à família Boidae. As serpentes pertencem à classe dos répteis e são caracterizadas por apresentar corpo alongado e coberto por escamas, ausência de patas anteriores, podendo ocorrer patas posteriores vestigiais em algumas espécies, entre outras características.

Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:

  • Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.
  • Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga. (Fonte: biologianet.com)

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile