Na próxima segunda-feira (3), a Bamin irá realizar um evento oficial para marcar o início das obras do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1). A cerimônia terá a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva e será realizada na cidade de Ilhéus.
Também estarão presentes lideranças globais da mineradora, como Benedikt Sobotka, CEO Global da Grupo Eurasian Resources Group (ERG), organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil, Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin.
O evento será realizado às 8h39, no canteiro de obras, localizado no km 28 da BA-262, rodovia que liga Ilhéus a Uruçuca.
A Fiol I é a primeira etapa da ferrovia projetada para ligar o litoral baiano à Ferrovia Norte Sul, no Tocantins. As obras foram paralisadas em 2015 com cerca de 75% de conclusão. Em 2021 a mineradora foi a única a dar lança e arrematar a concessão para finalizar as obras e operar o trecho por 30 anos.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a Fiol 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027.
O Lote 1F, com 127 quilômetros, corta os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Este é o trecho que falta para completar a ferrovia até o local onde está sendo construído o Porto Sul, terminal de cargas que faz parte do corredor logístico em construção.
O Consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10, será responsável pela execução. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,1 bilhão e as obras tem previsão de durar 36 meses.
A Bamin informou que vai investir cerca de R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité; e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a Fiol 1, que ligará Caetité a Ilhéus. A previsão é de que a ferrovia e o porto estejam prontos em 2027.