Deve voltar a fazer frio com maior intensidade em Vitória da Conquista nos próximos dias. As previsões dos institutos de meteorologia indicam que os termômetros podem marcar temperaturas mínimas na casa de 10ºC na terça (4) ou na quarta-feira (5).
As condições de frio devem permanecer até sábado (8). No inicio da próxima semana, as temperaturas devem ficar em elevação, com possibilidade de máximas acima de 30ºC, o que é bem incomum na cidade nesta época do ano.
A menor temperatura oficialmente registrada em Vitória da Conquista no ano de 2023, de acordo com os dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Campus da Uesb, foi de 10,3ºC, registrada no dia 24 de junho.
As baixas previstas para esta semana devem ser reflexo do avanço de uma frente frio que já derrubou as temperaturas em áreas do Sudeste do país. Seu avanço vai influenciar o clima em toda a faixa de divisa da Bahia com Minas Gerais.
No entanto, o tempo deve permanecer seco na região, mesmo nas altitudes na faixa de mil metros da área conhecida como Planalto da Conquista. A umidade relativa do ar pode chegar próxima a 30% nos momentos mais secos dos próximos dias.
De acordo com os dados da estação automática do Inmet, em junho, a única precipitação registrada foi no dia 1º, de apenas 0,2 milímetros (mm), bem a baixo do que é comum para o mês, quando normalmente são registrados de 15 a 40 mm muito bem distribuídos em forma de garoa.
Possibilidade de calor na próxima semana
A virada no tempo prevista para ocorrer a partir de domingo (9) está relacionada a um bloqueio atmosférico sobre a região Central do Brasil que deve elevar as temperaturas na regiões Norte, Nordeste, parte do Centro Oeste e de Minas Gerais. Em algumas localidades, as máximas podem chegar perto dos 40ºC nos últimos dias da primeira quinzena de julho.
Em Vitória da Conquista, as previsões ainda de médio prazo, com grau de confiabilidade ainda pequeno, indicam máximas de até 33ºC na cidade, o que se de fato ocorrer, poderá ser considerado um evento climático extremo na cidade, conhecida pelo apelido de “Suíça Baiana” por ser uma das mais frias do Nordeste do país.
Entretanto, ainda não há unanimidade entre os institutos sobre o bloqueio atmosférico terá alcance capaz ou não atingir a região.