O lançamento do Cimatec Mar, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi lançado nesta segunda-feira (3). O campus será destinado ao desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação para a economia azul, com o objetivo de atender às demandas de projetos que necessitam de testes offshore, estudos do oceano, incluindo geofísica, energia, química, biologia e geologia.
Presente na solenidade, o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Alisson Gonçalves, celebrou a iniciativa e destacou que ela é estrategicamente importante, não apenas para a indústria tecnológica e ambiental baiana, mas também a brasileira. “Nós temos a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil, a Baía de Todos os Santos, onde existe uma intensa navegação e enorme atividade marítima. O CIMATEC Mar será essencial na construção, com inovação de embarcações marítimas e submarinas tripuladas e não tripuladas, o que culminará com injeção de recursos na economia baiana”, disse.
O CIMATEC Mar, que tem o apoio político-institucional do Governo do Estado e recursos federais, contará com um instituto oceanográfico nacional, capaz de liderar os estudos das ciências do mar no Brasil e complementar a rede mundial de centros congêneres, como o Scripps Institutions of Oceanography, nos EUA, o Southampton Oceanography Centre, no Reino Unido, e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em Portugal.