Guanambi registrou a menor temperatura do ano nesta quarta-feira (5). De acordo com os dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, a mínima foi de 15,8ºC, registrada por volta das 6h.
Antes disso, às 3h, por conta dos ventos com rajadas de quase 50 km/h, a sensação térmica medida pela estação foi de 7,4ºC.
As marcas superaram os 17,3 ºC registrados no dia 5 de junho, até então, dia mais frio do ano na cidade.
O frio em Guanambi na madrugada foi mais intenso do que em Vitória da Conquista, cidade conhecida pelo frio característico. Lá foi registrada mínima de 12,5ºC, mas a sensação térmica chegou ao mínimo de 11ºC.
As previsões indicam que as temperaturas devem começar a se elevar nos próximos dias e a partir de domingo (9), uma onda de calor poderá ser por um bloqueio atmosférico na região central do país, fazendo com que as máximas passem de 35ºC, o que é muito incomum de ocorrer nesta época do ano.
Dia mais quente já registrado no mundo
A última segunda-feira (3) foi o dia mais quente já registrado no planeta, de acordo com dados do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, ligado à Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês).
A temperatura média global atingiu 17,01°C, superando o recorde anterior, de agosto de 2016, quando foram registrados 16,92°C.
O marco acontece poucas semanas depois do início do verão no hemisfério Norte e da chegada do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura no oceano Pacífico, perto da linha do Equador.