22.6 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Ifba abre seleção para dez bolsas de doutorado

Mais Lidas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, entre 11 e 16 de julho, para a seleção de 10 bolsas de doutorado do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através do e-mail dmmdc@ifba.edu.br, seguindo todas as orientações da Chamada nº 05/2023/PRPGI/IFBA – Programa de Bolsas Seleção de Bolsista – Doutorado disponível na página de Editais da PRPGI.

Serão concedidas 10 bolsas de doutorado, com vigência máxima de 48 meses, para preenchimento das cotas disponibilizadas pelo CNPq para os discentes selecionados de acordo com os critérios da Chamada. Os valores da mensalidade das bolsas e do adicional de bancada estão previstos na Tabela de Valores de Bolsas e Taxas vigentes no CNPq, nos termos da RN-015/2013.

A seleção, que exige apresentação do projeto de pesquisa de tese, de acordo com o modelo disponibilizado no Anexo I da Chamada tem objetivo de apoiar a formação de recursos humanos e o seu aperfeiçoamento para pesquisa por meio da seleção pública de projetos de pesquisa que geram inovação, produção e difusão de conhecimento, para o desenvolvimento socioeconômico sustentável nos territórios onde se localizam os campi do IFBA – que resulte em tese.

Será aceita uma única proposta por proponente e os interessados devem ficar atentos ao prazo, pois só serão válidas as inscrições realizadas até 16 de julho.

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos: não estar aposentado; ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país; ser selecionado pela coordenação do PPG e indicado pelo representante institucional; não estar em débito, de qualquer natureza, com o CNPq, com outras agências ou instituições de fomento à pesquisa; estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, devendo manter seu currículo atualizado e registrar a condição de bolsista do CNPq; não ser ex-bolsista do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou de outras agências públicas, que tenha usufruído o tempo regulamentar previsto para a modalidade.

O bolsista não pode acumular bolsa do PIBPG com outras concedidas pelo CNPq ou por qualquer instituição nacional ou internacional de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres, salvo casos previstos em norma específica; nem receber bolsa, tendo usufruído de todo o tempo regulamentar de bolsa na mesma modalidade, concedida pelo CNPq, Capes ou outra agência pública. A vigência das bolsas se inicia na data de assinatura do termo de outorga, com vigência máxima de 48 meses, sendo vedado o recebimento de mensalidades das bolsas referentes a meses anteriores a esta data.

Poderá ser mantida a bolsa no caso de vínculo empregatício ou funcional, desde que haja anuência do orientador e da coordenação do PPG, atestando a aderência da atividade laboral ao projeto de pesquisa do bolsista, com assinatura da declaração (Anexo VI). A manutenção da bolsa no caso de vínculo empregatício ou funcional na mesma instituição do curso de pós-graduação é permitida apenas quando o bolsista for contratado como professor substituto. No caso de mudança de curso, a bolsa não acompanha o aluno.

O resultado preliminar da seleção está previsto para 31 de julho e o resultado final para 3 de agosto de 2023.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas