O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu dois alertas para os riscos dos perigos relacionados à umidade relativa do ar.
O principal alerta, de cor Laranja, vale para 60 cidades das regiões Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Extremo Oeste Baiano, Norte Goiano e Leste Goiano. Nestas regiões, a umidade do ar na tarde desta quarta-feira (19) pode ficar entre 12 e 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Na Bahia, as cidades afetadas são Angical, Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério.
Em mais de 800 cidades, incluindo os estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, o alerta é amarelo, com umidade entre 20 e 30%, com os mesmos riscos do outro alerta, porém com menor intensidade. Os alertas foram iniciados no fim da manhã e tem validade até o fim da noite.
Nos dois casos, as recomendações são para que se aumente o consumo de líquidos, principalmente água, e que se evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é recomendado o uso de hidratante para pele e umidificação dos ambientes.
Veja mais informações sobre o alerta Laranja
Veja mais informações sobre o alerta Amarelo