Foi entregue nessa terça-feira (19), o novo Cemitério Municipal de Guanambi, denominado Parque das Acácias. A estrutura era uma necessidade do município desde quando o cemitério Santo Antônio colapsou devido à grande quantidade de sepulturas abertas, há pelo menos três anos.
Para suprir a demanda de sepultamentos, neste período, a prefeitura precisou fazer um acordo comercial com uma empresa para realização de enterros no cemitério Jardim Juliana. Já no antigo cemitério, apenas famílias que possuem túmulos estão sepultando seus familiares.
De acordo com a prefeitura, o novo local de para realização dos enterros foi concebido em uma nova dinâmica de organização, com georreferenciamento e em conformidade com as normas ambientais e sanitárias.
O Cemitério Parque das Acácias está localizado na Avenida Centenária, próximo à BA-573 (Estrada da Matina), em uma área de cinco hectares, dotado de uma infraestrutura que garantirá um sepultamento digno para os entes queridos da comunidade. As obras foram iniciadas em 2021, logo após a desapropriação do terreno.
Segundo a prefeitura, parte do terreno foi doada pelo empresário José Leôncio Cotrim (Zequinha da Antártica), que fez um breve histórico da negociação e mencionou que seu gesto é uma forma de retribuir tudo o que Guanambi lhe ofereceu. Outra parte foi desapropriada e indenizada pela prefeitura.
Para dar acesso ao local, parte da Avenida Centenária Guiomar Ferreira Cotrim foi pavimentada em asfalto e totalmente iluminada em LED, constituindo a principal via de acesso ao novo cemitério.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Nilo Coelho (União), do vice-prefeito Nal Azevedo (sem partido), de vereadores, secretários municipais e demais autoridades.
“O cemitério antigo entrou em colapso e tivemos que agir rapidamente para encontrar um local apropriado e iniciar o processo de construção para termos um novo cemitério”, comentou o prefeito Nilo Coelho.
O Secretário de Infraestrutura, José Antônio Vieira, destacou que está sendo realizado um grande trabalho na área de pavimentação e que o prefeito tem cobrado agilidade nas obras.
O vice-prefeito Nal Azevedo também falou e ressaltou a importância do novo cemitério para garantir dignidade às pessoas na hora de sepultar seus entes queridos.
A Prefeitura não informou qual foi o valor investido na desapropriação do terreno e nas obras estruturantes do cemitério.