21 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta luto de três dias por falecimento de Dom Geraldo

Mais Lidas

A Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista decretou, nesta quarta-feira (26), luto oficial de três dias pelo falecimento do arcebispo emérito de Vitória da Conquista, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ocorrido nesta quarta. O Decreto nº 22.740 faz menção aos relevantes serviços prestados pelo prelado e foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta tarde.

Dom Geraldo tinha 81 anos e foi o primeiro arcebispo de Vitória da Conquista entre os anos de 2002 a 2007. Ele morreu na madrugada desta quarta-feira (26), aos 81 anos.

Dom Geraldo Lyrio Rocha foi arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. O religioso estava na Diocese de Xingu em Altamira no Pará, onde se encontrava para pregar um retiro aos padres.

De acordo com informações da Arquidiocese de Mariana, o corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo e em seguida seguirá para Mariana, em Minas Gerais, conforme desejo expresso por Dom Geraldo.

Ainda segundo a Arquidiocese, os últimos momentos do religioso aconteceram de forma rápida e surpreendente. Dom Geraldo viajou para Altamira no Pará para pregar um retiro e, de maneira repentina, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto aguardava uma transferência para uma unidade de saúde na cidade de Vitória, mas seu estado de saúde se deteriorou e ele não resistiu.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

Ele também teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas