Programação da Romaria do Bom Jesus da Lapa começa nesta sexta

A 46º Romaria do Bom Jesus 2023 começa nesta sexta-feira (28). O evento é uma manifestação cultural e religiosa católica, tradicional na cidade de Bom Jesus da Lapa, que carrega o nome de seu padroeiro. A festividade com novenário e a festa de Bom Jesus da Lapa vai até 6 de agosto.

O tema este ano é “Bom Jesus, o Pão da Vida: vocação fraternidade” e o lema “Perseverar na Comunhão, no Repartir o Pão e na Comunhão”.

O período de romaria começou no dia 7 de julho e segue até outubro de 2023. Também ocorre o tríduo e a festa de Nossa Senhora Aparecida. A primeira é a Romaria da Terra e das Águas, em seguida a Romaria do Bom Jesus da Lapa e por fim a Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Em setembro, entre os dias 8 e 15, será realizado o Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade. O ciclo termina nos dias 9 a 12 de outubro, com a Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida.

A romaria foi considerada, recentemente, como Patrimônio Imaterial do Estado. É a maior romaria da Bahia e é a terceira maior romaria do Brasil.

Programação da Romaria do Bom Jesus 

A gruta abre sempre às 4h, quando começa a movimentação, e, em seguida, é realizado o Santo Ofício. Missas e celebrações estão previstas para o longo do dia. Entre os dias 28 de julho a 5 de agosto a programação é a seguinte:

  • 5h30 – Ofício de Nossa Senhora
  • 6h45 – Santa Missa
  • 07H às 11h30 – Confissões
  • 09h – Santa Missa
  • 10h30 – Reunião – Coordenadores de romarias no auditórios São João Paulo II
  • 11h – Santa Missa e batizado na Gruta da Ressureição
  • 15h – Terço da Misericórdia
  • 15h às 17h – Confissões
  • 17h – Santa Missa
  • 19h – Novena Solene

Programação Festiva no dia 6 de agosto 

  • 7h – Santa Missa Solene
  • 11- Santa Missa
  • 15 – Terço da Misericórdia
  • 16- Procissão saindo da Catedral
  • 17h30 – Celebração de Encerramento
  • 22h – Santa Missa da despedida

Expectativa e economia local

Fiéis já chegaram ao santuário nesta quinta-feira (27). “Eu venho há 16 anos com toda minha família, faz parte da tradição na minha mãe e sempre trago ela”, explicou Tereza Lima, de 36 anos, acompanhando a sua mãe Mariana de Lima, de 64 anos.

Elas são do município de Ipiaú e contam que Bom Jesus da Lapa mudou muito e o calor esse anos está ameno. “Aqui é meu compromisso de todo ano e já imagino o calor, mas pelo Bom Jesus vale a pena. Esse ano ele foi bondoso conosco e está mais fresco”, declarou dona Mariana. Em seguida comemora que veio de carro próprio, um presente do Bom Jesus. “É meu primeiro ano vinho de carro, nessa idade o corpo reclama e de ônibus estava difícil. Nosso Bom Jesus é bom demais”.

Além dos rostos diferente, percebe-se que os restaurantes, praças e vias publicas já estão movimentadas. “A romaria impacta em toda a economia local, a população espera o ano todo para vender e/ou ser contratada. É uma tradição que só tem melhorado e esse ano será melhor que o ano passado”, contou o comerciante Marcos Antônio, dono de um restaurante da praça central.

A expectativa é que pelo menos 900 mil pessoas participem das celebrações. De acordo com informações obtidas pela reportagem da Agência Sertão, todos as vagas nos hotéis estão reservadas. “Lotação dos hotéis está tudo 100%, principalmente para a Festa do Bom Jesus. Acho que esse ano até cidades vizinhas vão ter que acomodar os romeiros, a expectativa está muito grande”, afirmou o empresário hoteleiro Alex Xavier.

Além dos hotéis, os romeiros têm o hábito de se hospedar em casa por temporada. Este ano à procura está sendo grande e os preços estão maiores que de 2022. “Subiu demais os valores das acomodações e vamos ter que ir para lugares mais distantes do centro. É bom para a economia local e horrível para os organizadores de excursões”, explicou o motorista João Neto. Os motoristas ainda reclamam das taxas dos estacionamentos que ficaram mais caras.

Documentário ‘ Lapa do Bom Jesus’

Neste ano, a grande manifestação religiosa na Bahia terá um documentário, com exibição pela TV Aparecida. “Lapa do Bom Jesus”, com três episódios, vai ao ar de quinta-feira (3) a sábado (5) às 20h, logo após a novena e, também, no domingo (6) às 15h, na íntegra, na sessão cine família.

“Lapa do Bom Jesus’’ é uma série documental com linguagem contemporânea, que apresenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, pela perspectiva das pessoas – nativos e forasteiros – que contribuem para o desenvolvimento local e o crescimento das peregrinações ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, ao longo dos seus 332 anos de romarias.

Sob o olhar de cinco personagens, o trabalho, produzido pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, em parceria com a TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM, nos convida a fazer uma visita de contemplação pela história da cidade, as grutas, o Rio São Francisco, a culinária regional e as belezas naturais da Capital Baiana da Fé.

A apresentação da produção é feita pelo Padre William Betonio, Missionário Redentorista, que atua na ordem do Bom Jesus da Lapa há mais de três anos. O religioso, além de falar da sua experiência no Santuário, da grandiosidade do Rio São Francisco (o Velho Chico), vai entrevistar personagens, além de mostrar pontos turísticos que fazem parte do roteiro de passeios dos romeiros, e a culinária, como a receita da Moqueca de Surubim com Banana da Terra.

Entre os entrevistados de padre William está Sandra Célia, professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela fala da tradição da família nas romarias da Lapa e como despertou a curiosidade em pesquisar as romarias, de forma acadêmica, e sobre o significado do chapéu do romeiro.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile