Sob arrendamento de linhas, ônibus da Itapemirim ressurgem nas estradas brasileiras

Muita gente foi pega de surpresa nas rodovias brasileiras com a volta da circulação dos ônibus da Itapemirim, os famosos amarelinhos, tradicionais nas viagens interestaduais por décadas no Brasil.

Isto porque a empresa teve a falência decretada pela justiça em setembro no ano passado, após um processo judicial iniciado em 2016, gerado por dívidas que ultrapassam R$ 2,2 bilhões e um escândalo envolvendo o proprietário afastado da empresa, Sidnei Piva de Jesus, acusado de fazer transferências de recursos de forma ilegal para fundar a Itaperimirim Transportes Aéreos (ITA).

A volta, no entanto, acontece pelo arrendamento de linhas, sob responsabilidade da Suzantur, com o nome de Nova Itapemirim, mas mantendo as mesmas características gráficas da marca anterior. A empresa, que trabalhava com fretamento e também atua no transporte coletivo urbano em cidades do ABC paulista, teve a autorização da justiça para reativar as linhas tanto da Itapemirim, quanto da Kaissara, também pertencente ao grupo.

A autorização foi contestada por algumas das partes envolvidas, incluindo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). O órgão federal afirma que as linhas não poderiam ter sido arrendadas, pois são concessões públicas e não pertencem a nenhuma empresa, e que em caso de falência, elas deveriam ser extintas. Em parecer emitido esta semana, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) manifestou opinião contrária aos argumentos da ANTT. A contestação segue tramitando e deve ter um desfecho em breve.

Retomada

A primeira linha ativada foi ligando São Paulo a Curitiba, em março deste ano. Nos meses seguintes, outras operações foram reiniciadas sob responsabilidade da arrendatária. Após cinco meses, os ônibus da Nova Itapemirim já realizam embarques e desembarques em mais de 110 cidades, nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

No mês passado, a empresa anunciou a compra de mais 60 ônibus novos, no âmbito do programa de Renovação da Frota do Governo Federal, e mais 20 novos seminovos. Os novos veículos, metade de dois andares, serão usados para a retomada de novas linhas.

Em agosto, de acordo com o Diário do Transporte, três linhas saindo de São Paulo serão reativadas. A partir do dia 1º, passageiros poderão viajar para Afonso Cláudio, no Espírito Santo. O ônibus saíra da capital paulista às 18h, passando pelo Rio de Janeiro/RJ e por Cachoeiro de Itapemirim/ES. O retorno ocorrerá sempre às 14h.

No dia 8, saíra o primeiro ônibus para Cachoeiro de Itapemirim/ES via Itaperuna/RJ, às 14h30, com retorno no dia seguinte, às 17h30. Por fim, no dia 11, será retomada mais uma linha para Cachoeiro do Itapemirim, desta vez via Muqui/ES, nos mesmos horários. Apesar do anúncio, o site da empresa ainda não iniciou as vendas de passagens para estas novas linhas.

Em Setembro, a previsão é de reativação de mais seis linhas. São elas:

  • Campos dos Govtacazes (RJ) – Belo Horizonte (MG) via Muriaé (MG)
  • Caruaru (PE) – Brasilia (DF) – via Petrolina (PE) e Barreiras (BA)
  • Recife (PE) – Goiânia (GO) – via Maceió (AL) e Aracajú (SE)
  • São João da Barra (RJ) – Belo Horizonte (MG) via Campos dos Govtacazes (RJ)
  • Timbaúba (PE) – São Paulo (SP) – via Caruaru (PE) e Rio de Janeiro (RJ)
  • Vitória (ES) – Niterói (RJ) via Macaé (RJ)

A empresa informou que irá informar posteriormente a programação de cada uma das linhas, sendo possível que ocorram alterações no que está previsto.

Passageiros podem comprar passagens para viajar pela Nova Itapemirim pelo site da empresa.

Vagas de emprego

Desde que iniciou a retomada de linhas, a Nova Itapemirim contratou muitos trabalhadores, tanto motoristas quanto profissionais de apoio técnico e operacional. Esta semana foram anunciadas vagas para as funções de Auxiliar de Tráfego Operacional, Eletricista e Mecânico Diesel.

As vagas são para as cidade de Feira de Santana na Bahia, Belo Horizonte e Manhuaçu (Realeza), em Minas Gerias, Rio de Janeiro, capital, e São Paulo Capital. Os interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail: recrutamento.visa@suzantur.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile