Os hotéis de Bom Jesus da Lapa estão com lotação máxima na Romaria do Bom Jesus. A expectativa é que mais de 900 mil pessoas passem pela cidade durante as festividades que se estendem até outubro. O santuário estima que 2,5 milhões de fiéis visitem a cidade durante todo ano e neste ano a quantidade será maior, devido a inclusão na rota de mais excursões do que os anos anteriores.
De acordo com o presidente da associação dos hotéis da cidade, Alex Xavier, todos os hotéis estão com lotação máxima até o final do mês. “Os hotéis estão todos 100%, principalmente para a Festa do Bom Jesus. Acho que esse ano até cidades vizinhas vão ter que acomodar os romeiros”, afirmou o empresário Xavier. Questionada sobre a quantidade de hóspedes, a associação não soube informar exatamente quantas pessoas serão hospedadas, devido a divergência de dados e locais não cadastrados.
A Agência Sertão entrou em contato com alguns hotéis de Riacho de Santana, cidade distante a cerca de 60km, de Bom Jesus da Lapa. “Aqui normalmente recebemos romeiros de Bom Jesus da Lapa. Eles passam o dia lá e retornam no final do dia. É uma logística dos ônibus. No entanto, este ano, a demanda será maior a partir do dia 3”, afirmou seu Manoel, dono de uma pousada próximo à rodovia.
Além das pousadas e hotéis, uma outra forma de estadia para os romeiros são casas, no entanto, muitas já estão alugadas e outras estão em negociação. “Subiu demais os valores das acomodações e vamos ter que ir para lugares mais distantes do centro. É bom para a economia local e horrível para os organizadores de excursões”, explicou o motorista João Neto. Os motoristas ainda reclamam das taxas dos estacionamentos que ficaram mais caras.
O período de romaria começou no dia 7 de julho e segue até outubro de 2023. Além da romaria, também ocorre o Tríduo e a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A primeira que aconteceu foi a Romaria da Terra e das Águas, em seguida, começou a Romaria do Bom Jesus da Lapa e por fim a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
Em setembro, entre os dias 8 e 15, será realizado o setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade. O ciclo termina nos dias 9 a 12 de outubro, com a Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida.
Documentário ‘ Lapa do Bom Jesus’
Neste ano, a grande manifestação religiosa na Bahia terá um documentário, com exibição pela TV Aparecida para todo o Brasil. “Lapa do Bom Jesus”, com três episódios, vai ao ar de quinta-feira (3) a sábado (5) às 20h, logo após a novena e, também, no domingo (6) às 15h, na íntegra, na sessão cine família.
“Lapa do Bom Jesus’’ é uma série documental com linguagem contemporânea, que apresenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, pela perspectiva das pessoas – nativos e forasteiros – que contribuem para o desenvolvimento local e o crescimento das peregrinações ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, ao longo dos seus 332 anos de romarias.
Sob o olhar de cinco personagens, o trabalho, produzido pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, em parceria com a TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM, é um convite a fazer uma visita de contemplação pela história da cidade, as grutas, o Rio São Francisco, a culinária regional e as belezas naturais da Capital Baiana da Fé.
A apresentação da produção é feita pelo Padre William Betonio, Missionário Redentorista, que atua na ordem do Bom Jesus da Lapa há mais de três anos. O religioso, além de falar da sua experiência no Santuário, da grandiosidade do Rio São Francisco (o Velho Chico), vai entrevistar personagens, além de mostrar pontos turísticos que fazem parte do roteiro de passeios dos romeiros, e a culinária, como a receita da Moqueca de Surubim com Banana da Terra.
Entre os entrevistados de padre William está Sandra Célia, professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela fala da tradição da família nas romarias da Lapa e como despertou a curiosidade em pesquisar as romarias, de forma acadêmica, e sobre o significado do chapéu do romeiro.
Veja também:
- Confira a programação completa religiosa da Romaria do Bom Jesus
- Aniversário de Bom Jesus da Lapa terá show de Nattan