Bahia

Revestimento comestível criado por startup baiana ajuda a preservar alimentos por mais tempo

Publicado por
Compartilhado

O aumento da população do planeta e o desperdício em excesso são fatores que podem contribuir para a insegurança alimentar de muitas famílias. De acordo com pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2021, cerca de 20% das frutas e vegetais se perdem entre a colheita e a comercialização.

Visando combater o desperdício de alimento, tendo em vista que esse é um problema mundial, Jossimara Neiva em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), deram início a startup BeeAction, e desenvolveram um revestimento comestível que retarda o envelhecimento e protege as frutas e verduras durante o trajeto até o consumidor final.

De acordo os pesquisadores, o produto é a combinação da pectina cítrica, uma fibra solúvel encontrada naturalmente nas frutas e verduras, e a geoprópolis, que é obtida a partir da mistura de pequenas quantidades de solo e resinas vegetais coletadas pelas abelhas sem ferrão. “A pectina cítrica dá a base para o revestimento e a geoprópolis confere ao produto a capacidade de interagir com a superfície do fruto e, por meio de suas propriedades nutracêuticas, retarda o processo de envelhecimento dos frutos. Esse processo prolonga o tempo de prateleira, assim, o consumidor final irá adquirir produtos frescos, tudo isso sem uso de conservantes sintéticos”, diz.

Jossimara explica como o revestimento comestível, que ainda está em desenvolvimento, deve ser aplicado nos alimentos. “Os frutos a serem revestidos serão previamente higienizados e receberão o revestimento por imersão. Também temos a perspectiva de disponibilizar o produto para aplicação por spray. O produto é solúvel em água, desse modo, poderá ser retirado na higienização antes do consumo, mas, por se tratar de um produto elaborado com ingredientes naturais, poderá ser consumido”.

Foto: Reprodução

De acordo com a pesquisadora, a ideia é inovadora e pode ajudar no combate ao desperdícios de alimentos. “Ao envolver completamente os alimentos, se forma uma película fina capaz de proteger contra danos mecânicos durante o transporte, retardar a senescência natural e aumentar a vida de prateleira. Através de compostos ativos, o revestimento ainda pode enriquecer o alimento, proporcionando ao vendedor menores perdas econômicas em razão do desperdício”, afirma.

A startup é uma das aprovadas pelo Edital Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O projeto ainda tem parceria com o Grupo de Pesquisa Insecta, Núcleo de Estudo dos Insetos, e a Seiva Incubadora de Inovação, ambos da UFRB. Além de Jossimara, compõem a equipe as professoras da UFRB Geni da Silva e Maria Angélica, respectivamente doutoras em Entomologia e Agronomia, e Mariza Alves, doutora em Ciências Agrárias.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 31 de julho de 2023 14:50

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio