26.3 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi vai investir quase de R$ 8 milhões em primeira fase de canalização do riacho do Belém

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi está empenhada em fazer uma obra milionária de macrodrenagem no trecho urbano do Riacho do Belém. Nesta semana, foi concluída a licitação e anunciada a empresa Grado Engenharia Ltda como executora da etapa I. A empreiteira deve ser contratada para executar o serviço no valor de R$ 7.922.002,43.

Nesta primeira fase, será executado um trecho de 719 metros de canalização no leito do rio, entre o pontilhão da avenida Almir Francisco de Moraes e a ponte na avenida Sandoval Moraes.

De acordo com a prefeitura, o projeto inclui a recuperação do leito do rio, construção de revestimento e proteção das margens, visando um menor impacto ambiental.

Também estão previstas pistas de caminhada e implantação de iluminação pública com lâmpadas de led. A ideia é melhorar a área e proporcionar um novo espaço para prática de atividades físicas.

A prefeitura garante que as intervenções não irão interferir no leito do riacho e ainda vão garantir a sua preservação, além de diminuir as inundações por transbordamento no período de chuvas intensas, o que também inviabiliza obras de pavimentação e urbanização da respectiva localidade, que situa-se entre os bairros Brindes e Sandoval Moraes.

Cheia do riacho do Belém no dia 26 de dezembro de 2021 em Guanambi – Foto: Thiago Nery

Segundo a justificativa apresentada para a abertura da licitação, a proteção do canal será feita com  estrutura em colchão reno e gabião caixa, que irá garantir sua estabilidade de taludes sem prejudicar a sua permeabilidade, promovendo a redução de pressão hidrostática nas margens do riacho, evitando a erosão de solo e o respectivo assoreamento para o leito do riacho.

A justificativa também destaca que além da funcionalidade, as pedras utilizadas no preenchimento dos gabiões podem criar uma aparência natural, integrando-se ao ambiente, trazendo um aspecto estético agradável.

Avanço imobiliário

Nos últimos anos, com o avanço do mercado imobiliário na cidade, boa parte do curso d’água foi afetado pela construção de novos loteamentos. Em ocasiões de muita chuva, as águas chegaram a transbordar e ameaçaram imóveis localizados mais próximos de suas margens.

De característica intermitente, o Riacho do Belém nasce a cerca de mil metros de altitude, próximo à região conhecida como Gado Bravo, no Distrito de Morrinhos. Ele percorre várias comunidades rurais até chegar a Guanambi pelo lado leste.

Após atravessar a cidade, onde ainda recebe parte do esgoto, ele segue seu rumo e desagua no rio Carnaíba de Dentro, um dos formadores do rio da Rãs, afluente do rio São Francisco. O riacho do Belém também é o responsável por abastecer as lagoas do Parque da Cidade, construído no entorno de seu leito.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas