A tradicional Romaria de Bom Jesus da Lapa contará com um reforço no policiamento e nas ações de salvamento realizados pela Secretaria da Segurança Pública e câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial (RF). A novidade foi divulgada nesta terça-feira (1º), pelo comandante da Rondas Especiais (Rodesp), Capitão Éder Pereira do Carmo Cruz, em uma emissora de rádio local.
De acordo o comandante, a festa terá o apoio da Plataforma de Observação Elevada (POE), que opera o RF de maneira itinerante, por meio de pontos de imagem instalados em um caminhão, auxiliando na captura de foragidos da Justiça.
A SSP disponibilizará também o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). A unidade integrará forças estaduais de segurança, órgãos de atendimento de emergência e instituições municipais, facilitando a aplicação de protocolos na resolução de ocorrências.
Polícia Militar e Bombeiros
O período de romaria começou no dia 7 de julho e segue até outubro de 2023. Também ocorre o tríduo e a festa de Nossa Senhora Aparecida. Durante toda a programação, a expectativa é que 1.000 Polícias Militares dos Comandos de Policiamento Regional (CPRs) Meio Oeste e Oeste, além da 38ª CIPM/Bom Jesus da Lapa irão patrulhar no local do evento e também no entorno da cidade.
O Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) reforçará as abordagens, com apoios do Grupamento Aéreo (Graer) e da Cipe Semiárido. Dois postos policiais serão montados no evento e próximo ao Santuário.
Guarnições do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) auxiliarão nos Atendimentos Pré-Hospitalares, com o apoio de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Equipes de guarda-vidas e mergulhadores do 17º BBM (Barreiras) vão redobrar o trabalho na Praia da Coroa, buscando evitar ocorrências de afogamento.
Polícia Civil
Cerca de 30 policiais da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin/Bom Jesus da Lapa) e da Delegacia Territorial (DT) do município realizarão ações de inteligência, com o apoio do ônibus da Polícia Civil, que funcionará como Delegacia Móvel.
Delegados, escrivães e investigadores estarão prontos para os registros de ocorrência e o trabalho de combate aos crimes contra o patrimônio.