A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início na terça-feira (01) ao Mutirão Municipal de Renegociação de Dívidas, realizado por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Em apenas dois dias de ação, já foram atendidas em média 250 pessoas.
No primeiro dia, cerca de 40 consumidores conquistenses buscaram condições de pagamento de dívidas em atraso com diferentes credores e mais de 100 pessoas solicitaram informações sobre o mutirão, especialmente sobre a documentação necessária para ser atendido.
Desses, nove consumidores renegociaram dívidas; três consumidores aguardam envio de proposta pelos credores, pois foi concedido prazo para apresentação de proposta de acordo já que eram casos mais complexos; oito casos não conseguiram contato com os credores; quatro casos não foram possíveis renegociar, pois o consumidor descumpriu acordos celebrados anteriormente com o credor, e 14 consumidores não renegociaram suas dívidas.
E neste segundo dia, mais pessoas buscaram a renegociação das dívidas. Uma delas é o empreendedor Moacir Reis. Ele ficou sabendo do mutirão e se dirigiu à PZO. “Vim negociar e graças a Deus com êxito. Eu consegui um valor de entrada menor e fiz o parcelamento. Tô satisfeito e em dia”, disse.
O mutirão, que acontece na Prefeitura da Zona Oeste (PZO) até o dia 10, reúne serviços da Embasa, Coelba e diferentes bancos. Os consumidores também poderão contatar, por meio do telefone e com o auxílio dos técnicos e estagiários do Procon, diferentes empresas da cidade e de outros municípios do país.